Nesta quinta-feira, 06, os conselheiros Tutelares e de Direitos do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) participaram do 1º dia de capacitação realizada pela Prefeitura de Socorro, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, no Instituto Federal de Sergipe (IFS) Campus Socorro.
Com o objetivo de realizar uma oficina de instrumentais técnicos direcionada às novas atribuições dos conselheiros tutelares e de direito, a partir da Lei 14344/2022 (Lei Henry Borel), os conselheiros participaram da parte teórica da capacitação, com rodas de debates e palestras.
Aloísio Júnior, presidente do CMDCA, explicou que a capacitação traz as novas atribuições que os conselheiros passam a ter, baseado na nova lei. “Durante os dois dias, os conselheiros passarão pela experiência teórica, assim como pela prática, com elaborações de requisições e representações, voltado completamente ao fazer profissional dos conselheiros”, explicou Aloísio.
Michelle Marry, secretária de Assistência Social, destacou a importância da capacitação para o dia a dia do trabalho no CMDCA. “Todos precisam conhecer essa nova normativa, o que traz de diferente no Estatuto da Criança e do Adolescente, e essa capacitação melhorará o trabalho dos conselheiros”, disse.
O conselheiro tutelar do CMDCA, Ítalo Gutemberg, disse que a capacitação traz um maior esclarecimento sobre as atribuições dos conselheiros, assim como é uma orientação constante e necessária.