Discutir temas inerentes aos direitos da criança e do adolescente dentro do âmbito familiar. Foi com esse objetivo que cerca de 40 conselheiros tutelares participaram do segundo dia de capacitação sobre direitos humanos para crianças e adolescentes. A ação, promovida pela Prefeitura de Nossa Senhora do Socorro, por meio da Secretaria de Assistência Social, ocorreu no teatro da praça da juventude Cantor Rogério, localizada no conjunto Marcos Freire I e teve início na última quinta-feira,11, e seguiu até a tarde desta sexta-feira, 12.
“A família é um fator determinante na formação do psicológico e do desenvolvimento social da criança e do adolescente. O papel do conselheiro tutelar é atender crianças e adolescentes ameaçados ou que tiveram seus direitos violados e aplicar medidas de proteção. Por isso, esta capacitação é tão importante, para contribuir no fortalecimento no atendimento e aconselhamento aos pais e responsáveis”, explica a secretária de Assistência Social de Socorro, Iara Maria Oliveira.
A consultora em Direitos Humanos da Criança e do Adolescente da Coordenadoria da Infância e Juventude do Tribunal de Justiça de Sergipe (TJ/SE), Josevanda Mendonça, que foi ministrante de uma das palestras destacou a importância do trabalho na rede de assistência. “O nosso objetivo é explicar como ocorre o cumprimento do atendimento pleno à criança e ao adolescente e assegurar o desenvolvimento deles. Dentre eles os direitos fundamentais: liberdade, esporte, lazer, educação dentre outros. O foco é contribuir no processo de trabalho e também de assistência”, explicou Josevanda.
Na ocasião, também, houve discussões sobre as atualizações das legislações e assuntos voltados para a garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes.
O conselheiro tutelar, Carlos Santana, 2º conselho composto pelas comunidades da Taiçoca, conjunto João Alves e Fernando Collor, conta que durante os dois dias do evento pôde obter um maior esclarecimento sobre a nova resolução do Conselho Nacional da Criança e Adolescente.
O evento contribuirá diretamente na condução e atuação de cada caso específico. Desta forma, com profissionais cada vez mais capacitados, garantiremos cada vez mais os direitos da criança e adolescente no município de Socorro”, pontuou Carlos Santana.
Saldo Positivo
A secretária de Assistência Social, Iara Maria Oliveira, avalia a capacitação como bastante positiva. “Durante os dois momentos, os conselheiros puderam observar na teoria o que eles já vêm na prática. As atualizações foram justamente sobre os pontos de ações nas temáticas de ação dos conselheiros tutelares e as variações sociais que podem ocorrer em cada comunidade”, finalizou Iara.