Na tarde desta quarta, 27, direção de escola, pais de alunos e representantes do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado de Sergipe (Sintese) participaram da primeira reunião de 2013 do Conselho Municipal de Educação de Socorro (Comeso) . O encontro aconteceu na sede do conselho localizado na sede do município.
O presidente do Conselho Municipal de Educação, Agnaldo Campos, explica que a reunião extraordinária serve para rever atas e projetos. “ Hoje vamos dar início às atividades do conselho, tendo como principal ponto a aprovação do calendário de ações executáveis em 2013. Essas ações são as legalizações das escolas municipais incluindo ensino fundamental e infantil, legalizações das escolas privadas, normatizar o ensino no município” , disse.
Um dos assuntos em pauta discutidos durante a reunião foi a aprovação do Plano Municipal de Educação. O presidente do conselho destaca ainda sobre o trabalho do Conselho diante o plano. “ Estaremos junto com a Secretaria Municipal de Educação para de fato aprovar o nosso plano que foi dado início em 2012, durante o Congresso Municipal de Educação. O plano tem duração de 10 anos e é uma ação que vai diagnosticar as dificuldades educacionais do município”, explicou Agnaldo Campos.
A diretora da Escola Municipal Diva Maria Correia, Clara Leite, ressalta que a importância do conselho municipal é principalmente a fiscalização nas escolas. “ O conselho tem trabalhado bastante , está ativo visitando escolas revendo ações necessárias. Como representante titular dos diretores venho expor opiniões e dificuldades e procurar resolver junto ao conselho”, falou.
Joelma Nascimento, representante titular de pais de alunos, fala que a atuação dos pais no Conselho Municipal de Educação ajuda a melhorar a situação escolar municipal. “ Nossa atuação é muito importante, pois somos a voz da comunidade no conselho. Aqui temos a oportunidade que expressar as necessidades dos alunos, das escolas, e principalmente exigir cobrança e resolver os problemas”, afirmou.
O representante do Sintese, José Avelino, destaca a atuação do sindicato durante as reuniões de conselho. “ Nosso maior objetivo é saber como anda a educação do município. Saber das decisões e agir nas legalizações e fiscalizações nas escolas municipais”, declarou.