O encontro está sendo realizado em várias localidades do município, a fim de mobilizar todas as crianças e adolescentes para participarem da XI Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente
Vinculado à Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) promoveu, na manhã desta terça-feira, 16, a I Conferência Livre no município, com o objetivo de mobilizar todas as crianças e adolescentes para participarem da XI Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente com o tema “Proteção integral, diversidade e enfrentamento das violências”.
Na oportunidade, também ocorreram pequenas discussões sobre direitos e deveres, e sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). “Estamos avaliando como está a política da criança e do adolescente dentro do município para poder aprimorá-la. Nesses encontros, além de mobilizá-los para a XI Conferência que ocorrerá próximo mês, estamos falando sobre o ECA, os direitos e deveres das crianças e adolescentes, e a participação deles dentro do controle social. Sobre XI Conferência, vale ressaltar a importância de todos eles, visto que eles são protagonistas desse encontro”, explicou Lidiane Carvalho, vice-presidente do CMDCA.
Para a professora Jane Monteiro, que acompanhou a I Conferência Livre, “essa pequena palestra em sala de aula foi muito proveitosa, porque os alunos aprenderam um pouco sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente, seus direitos e deveres. Será muito importante eles participarem também da Conferência próximo mês para que eles possam aprofundar ainda mais nesse tema, discutir os direitos que têm e conhecer mais sobre os deveres de cada um para que a convivência em sala de aula se torne cada vez mais agradável”, afirmou.
Prestando atenção nas palestras e participando das dinâmicas, o aluno Thauan Alves, de 14 anos, falou sobre o achou do encontro. “Muitas vezes a gente não conhece nossos direitos e esse momento nos ajuda a entender. Tem também os deveres, que a gente não costuma fazer muito. Quero participar da XI Conferência e entender mais sobre o assunto”.