Início Notícias Conselho pactua ações destinadas à saúde

Conselho pactua ações destinadas à saúde

56
0

O município de Socorro sediou na tarde desta quarta-feira, 27, mais uma reunião do Conselho Interfederativo Regional (CIR) – responsável pelas decisões relacionadas ao melhoramento dos serviços de saúde dos municípios que compõem a regional de Socorro. O encontro dirigido pelo secretário da Saúde do município, Saulo Eloy Filho, foi realizado no Centro Cultural Maria Ribeiro Franco, na sede.

A regional de Socorro é composta pelos municípios de Capela, Carmópolis, Cumbe, General Maynard, Japaratuba, Maruim, Nossa Senhora das Dores, Pirambu, Rosário do Catete, Santo Amaro das Brotas, Siriri e Muribeca. Na pauta foram abordados temas relativos à avaliação das quotas de cirurgias eletivas de cada um dos municípios, capacitação dos profissionais no combate ao crack e reavaliação dos recursos da Programação Pactuada Integrada (PPI), destinada ao pagamento de procedimentos de média e alta complexidade.

O secretario Saulo Eloy Filho iniciou os trabalhos, ressaltando a importância da reunião. “Nesse encontro os gestores dos 13 municípios buscarão a melhor forma de promoção de políticas públicas de saúde para atender a população”, observou, ao avisar que somente a regional de Socorro possui 300 mil usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Por isso, a necessidade de debater e alinhar as condutas dos serviços de saúde que serão implementadas nos municípios.

Já o secretario da Saúde da cidade de Nossa Senhora das Dores, Carlos Menezes Oliveira, destacou que a reunião será um elo fortalecedor entre os municípios. “Iremos criar uma rotina para analisar as demandas que serão levadas para a Secretaria de Estado da Saúde”, enfatizou. Para a secretária da Saúde de Cumbe, Renice Santos Moura, a reunião é uma forma de valorizar o diálogo e estabelecer prioridades dos municípios.

''Em nosso município enfrentamos muitas dificuldades para atender a população, principalmente no tocante a marcação de exames especializados como endoscopia digestiva, ecocardiograma, videolaringoscopia e audiometria, que só podem ser realizados na capital”, citou.

Colegiados – Sergipe possui sete colegiados regionais, dos quais fazem parte Aracaju, Propriá, Estância, Nossa Senhora do Socorro, Lagarto, Itabaiana e Nossa Senhora da Glória.

COMPARTILHAR