O Conselho Tutelar de Nossa Senhora do Socorro está atuando na noite de abertura do Forró Siri para garantir a proteção social de crianças e adolescentes. As ações consistem em evitar que sejam praticados abusos, como a exploração do trabalho infantil, realizar a recepção das crianças perdidas e coibir a prática de atos infracionais.
Ao todo, três conselheiros tutelares estão distribuídos pela extensão da festa. Eles atuam aconselhando, fiscalizando e recebendo as demandas passadas pela polícia, pelo juizado de menores ou até mesmo pela população. “Casos de crianças perdidas, que estejam trabalhando durante a festa ou até mesmo realizando o consumo de bebida alcoólica devem ser encaminhados ao Conselho Tutelar”, aconselha o coordenador do 1° Conselho Tutelar, Flávio Anselmo.
Parceria
Todo o trabalho é realizado em parceria com os agentes do juizado de menores. “Os casos são encaminhados para o juizado de menores e vice e versa. Vale lembrar que, no caso de vendedores ambulantes que estejam vendendo bebidas alcoólicas a menores, os casos também serão encaminhados ao Ministério Público Estadual (MP/SE) e o ambulante responderá criminalmente de acordo com estabelece a Lei nº 3688/4”, enfatizou Flávio Anselmo.