Início Assistência Social Conselho Tutelar: pré-candidatos respondem à prova do Processo de Escolha do Conselho...

Conselho Tutelar: pré-candidatos respondem à prova do Processo de Escolha do Conselho Tutelar 2023

Os pré-candidatos ao cargo de conselheiro tutelar de Nossa Senhora do Socorro se reuniram, neste domingo, 9, na Escola Municipal Profª Neuzice Barreto Lima, para testar os próprios conhecimentos ao responderem a prova aplicada pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA). O exame transcorreu de forma tranquila e promoveu um ambiente propício para a avaliação dos conhecimentos e habilidades necessárias à atuação nessa importante função.

A prova, com 50 questões de múltipla escolha, foi iniciada às 13h30, sendo que os portões foram abertos às 12h20 e fechados às 13h20, conforme a resolução 24 publicada no diário oficial do município. Para a realização do exame, CMDCA contou com o apoio da gestão municipal e com a assessoria da AG Consultoria e Formação Técnica.

O mandato 2024/2028 oferece vagas para conselheiros titulares nos quatro distritos do município, sendo que os candidatos habilitados no teste vão concorrer à eleição em outubro. “A prova serve para testar os conhecimentos básicos que eles irão utilizar no dia a dia para poder de fato garantirem a prioridade absoluta que a criança merece e precisa. E destacamos que eles precisam conseguir 50% da prova pra poder participar ao pleito eleitoral”, ressalta o presidente do CMDCA, Aloisio Júnior.

Para auxiliar e preparar os pré-candidatos para a prova, a Comissão Especial do Processo de Escolha do Município de Nossa Senhora do Socorro ofertou, durante três noites consecutivas, o Aulão Preparatório. “O município inovou justamente pelo fato de disponibilizar gratuitamente 12 horas de aula antecipadamente à prova, inclusive com professores de outros estados, onde trouxéssemos os conteúdos básicos direcionados ao direito da criança e do adolescente, as atribuições do Conselho tutelar, o Estatuto, a Lei Henry Borel e também conteúdos de português e de informática que são exigidos pelo município e que estão presentes no edital”, destacou a professora Antonina Gallotti, representante da AG Consultoria.

A aplicação da prova contou com o apoio da Guarda Municipal de Socorro (GMS), que atuou para garantir a tranquilidade ao ambiente.

Edital

O edital com todos os detalhes e as resoluções referentes ao Processo de Escolha para Conselheiros Tutelares 2023 estão disponíveis no site oficial do CMDCA (socorro.cmdca.com.br). Basta navegar até a área “Documentos”, na parte superior da página, e clicar no botão “Editais” e/ou “Resoluções do CMDCA”.