O Conselho Tutelar da Criança e do Adolescente está presente no Forró Siri. O trabalho realizado pelos conselheiros consiste em evitar que sejam praticados abusos, como a exploração do trabalho infantil, recepcionar crianças perdidas e coibir a prática de ato infracional.
"Nossa missão neste evento é garantir que os direitos do público infantil não sejam violados", explicou a conselheiro Carlos Alberto dos Santos, que trabalha na 3ª
microrregião de Socorro acompanhado da conselheira Terezinha Neide, da 4ª microrregião.
Distribuídos numa sala ao lado dos palcos, o trabalho do Conselho Tutelar é executado por seis conselheiros tutelares por noite, que trabalham recebendo demandas que possam surgir pelas polícias ou mesmo pela sociedade, como o anúncio de crianças perdidas ou denúncia de exploração do trabalho infantil, a exemplo da catação de latas de cerveja, entre outros.
O trabalho do Conselho Tutelar é de extrema importância para garantir o cumprimento dos direitos de crianças e adolescentes, especialmente em eventos festivos quando, normalmente elas são exploradas no trabalho. Além disso, a atuação do conselho é necessária para proteger a infância e a juventude.