Na tarde desta quarta-feira, 06, a Coordenadoria das Políticas Públicas para Mulheres de Nossa Senhora Socorro participou das comemorações do Dia Internacional das Mulheres, no Presídio Feminino do Estado de Sergipe – Prefem -, localizado no povoado Tabocas. Participaram da festividade 217 detentas.
O dia de comemoração foi comandado pela Igreja Universal do Reino de Deus, levando oração e palavras de fé às detentas. Um momento de esperança e alegria que agradou a todas. “Essas atividades nos ajudam a ter contato com o mundo lá fora. Assim ficamos mais felizes e conscientes para não repetir os erros do passado. Elas nos mostram que lá fora há um novo caminho a seguir”, disse a detenta Adriana Mel. A opinião é partilhada pela detenta Érica Bastos. “Estou gostando desses eventos. Nos ajuda a inteirar mais com nossas colegas e com o mundo lá fora. A igreja Universal sempre vem aqui e nós nos sentimos mais perto de Deus. Aprovo todas as atividades que realizam no presídio”, declarou ela.
Satisfeita com a boa receptividade do evento, a coordenadora das Politicas Púbicas para Mulheres de Socorro, Zilar Barbosa, sente que a atuação da coordenadoria, que é de fiscalizar e estar presente nas atividades exercidas pelo Prefem, está cada vez mais dinâmica. “Nossa missão é acompanhar como as políticas públicas estão sendo estabelecidas. Desse modo, damos suporte para, quando essas mulheres saírem da prisão, possam ser reiteradas na sociedade”, falou.
A diretora do Prefem, Lília Belo, destaca que a realização desses eventos servem para dar uma melhor base social às detentas. “Todas as nossas atividades buscam integrar nossos parceiros e a coordenadoria está presente em todas elas. Hoje, em comemoração aos Dias das Mulheres, fizemos essa festividade principalmente para mostrar a elas o valor de ser mãe. Esses eventos mostram a elas o valor de ser mulher, pois muitas aqui se sentem masculinizadas. Tentamos amenizar essas sensações”, afirmou a diretora.