Com menos de um mês da sua primeira apresentação, o Coral da Escola Municipal Honorina Costa já conquistou destaque e visibilidade abrilhantando os principais eventos de Nossa Senhora do Socorro. O grupo é formado por 30 alunos, crianças com 9 a 11 anos de idade, e conta com a regência do músico Márzio Cardoso.
A diretora da unidade de ensino, Rosivânia Silva Santos, afirma que o contato com a música colabora para a eficácia do processo de ensino e aprendizagem. “É notório o empenho, dedicação e disciplina dos alunos. Além disso, os estudantes estão demonstrando mais interesse pelas aulas”, observa.
Empolgação dos alunos
A pequena Tháina Jamille Jesus Neves, do 5° ano, afirma que é maravilhoso ser integrante do coral. “Adoro as aulas do professor Márzio, depois das atividades passei a gostar ainda mais da música”, declara.
Para Raphael Santos, do 4° ano, as atividades do coral foram importantes para conhecer melhor os colegas. “É muito legal participar do coral. Eu não sabia que tinha talento para a música”, diz.
O aluno do 5° ano, Mateus Vieira, não disfarça a alegria de participar das atividades. “Quero agradecer a secretária Municipal de Educação por todo apoio. Sabemos cantar o Hino Nacional e com isso valorizamos ainda mais a nossa nação”, afirma.
Música na formação integral dos estudantes
Segundo o Márzio, quando o assunto é a formação integral dos estudantes o contato com o universo musical é de extrema importância. De acordo com ele, os ensaios acontecem conforme o calendário de atividades da unidade de ensino.
“Os conteúdos não formais ampliam a visão de mundo de cada indivíduo fazendo com que estabeleça a ligação da vida cotidiana com os conteúdos formais. A música, do ponto de vista técnico, extrai do aluno melodia, harmonia e ritmo. Já na perspectiva do empenho escolar, ensina a disciplina, companheirismo e leitura das canções”, esclarece Márzio Cardoso, ao comentar a importância das artes na formação do ser.
Ainda conforme o músico, o apoio e incentivo da secretária, professora Josevanda Mendonça Franco, é de fundamental importância para o sucesso do grupo. “O objetivo da educação musical não é formar músicos, mas o intuito é formar cidadãos com conhecimento nos conceitos de cultura e arte”, reconhece.
A apoio escolar da unidade de ensino, Sarah Dantas Cardoso, afirma que os estudantes demonstram mais interesse pelos estudos. “Acompanho um aluno com autismo e foi notório que ele ficou mais participativo depois das atividades do coral”, diz.
Apresentações
A primeira apresentação foi no Desfile Cívico do Município, realizado no dia 21 de setembro, logo em seguida as crianças fizeram a abertura do Seminário Vida Valorizada, no último dia 26, no auditório da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).
A última apresentação das crianças foi no o Ato Autorizativo, no dia 27 de setembro, realizado no Centro Cultural Gilson Prado Barreto, onde foram comunicados pelo prefeito Padre Inaldo da concessão de mais um benefício: o Auxilio Transporte e Auxílio Alimentação.