Nesta quarta-feira, 16, às vésperas da comemoração do renascimento de Cristo, crianças do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos/Peti participam da 5ª Páscoa da Alegria. O evento, idealizado pela Secretaria Municipal de Assistência Social, aconteceu no Centro Cultural Gilson Prado Barreto, na sede do município.
De acordo com a coordenadora geral do programa, Adriana Gomes, a iniciativa visa fortalecer os laços afetivos das crianças com as famílias e membros que realizam o serviço dentro da Prefeitura de Socorro. “Aproveitamos o momento, a época que fala sobre o renascimento de Cristo, sendo o verdadeiro símbolo. Além de ser uma oportunidade de destacar a importância de estarmos todos juntos”, explica.
Com uma programação vasta e cultural, as 220 crianças participam nos turnos manhã e tarde do evento. Durante a manhã, aconteceu apresentação de instrumento musical com flauta doce, coral, dinâmica de grupo, teatro, lanche e distribuição de lembrancinha. “É só uma forma de marcar a data para não passar em branco”, disse acrescentando que na manhã estiveram às crianças do Parque dos Faróis e Marcos Freire.
Para Latifa dos Santos, 7 anos, encontrar os amigos para desejar uma feliz páscoa é bem divertido. “A gente pode encontrar os amigos todos os dias, mas hoje é diferente. Podemos brincar, assistir as apresentações e ainda ganhar chocolate”, fala.
Período da tarde
Durante toda a tarde as crianças do Peti que estudam no turno da manhã também puderam se divertir e comemorar o renascimento de Cristo. Eles assistiram ao teatro falando sobre a crucificação de Cristo; participaram de dinâmicas e receberam lembrancinhas da Páscoa.
Marcela Lima, de 12 anos, é integrante do Peti do Marcos Freire e parabenizou a equipe pela confraternização. “Hoje estamos interagindo com os colegas do Polo do Parque dos Faróis e o mais importante disso é que estamos comemorando a Páscoa, que significa a ressurreição de Jesus Cristo. Parabenizo e agradeço a equipe por nos proporcionar essa tarde maravilhosa”.
O estudante Davi Teles, do Parque dos Faróis, aproveitou a tarde para se divertir e participar das dinâmicas. “Estou feliz com esse momento, já faço parte do Peti há um ano e meio e todas as atividades que acontece eu faço questão de participar. A coordenadora é muito atenciosa com a gente e nesta tarde pudemos vivenciar a páscoa”, disse.
Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos/Peti
Têm o objetivo de prevenir a institucionalização e a segregação de crianças, adolescentes, jovens e idosos oportunizando o acesso às informações sobre direitos e participação cidadã. Em Nossa Senhora do Socorro, ocorrem por meio do trabalho em grupos ou coletivos e organizam-se de modo a ampliar trocas culturais e de vivências, desenvolver o sentimento de pertença e de identidade, fortalecer vínculos familiares e incentivar a socialização e a convivência comunitária.