A Secretaria Municipal de Assistência Social de Nossa Senhora do Socorro iniciou na noite da segunda-feira, dia 17, mais uma turma do curso profissionalizante de pedreiro azulejista. As aulas serão ministradas Escola Municipal Manoel Cunha, no conjunto Marcos Freire III. A ação é uma parceria entre o município, a Secretaria de Estado de Inclusão e Desenvolvimento Social – Seids –, o Ministério do Desenvolvimento Social – MDS – e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – Senai.
De acordo com a assistente social Maria Isabel Modesto Rocha, representante da Secretaria de Assistência Social, a oferta de cursos profissionalizantes para a população de Socorro é uma preocupação tanto do prefeito Fábio Henrique quanto da secretária e primeira-dama, Sílvia Fontes. “A secretária Sílvia busca sempre incentivar a realização de cursos que possam inserir pessoas no mercado de trabalho, e essa área da construção civil é uma das mais promissoras”, destaca.
A pescadora Nicelli Vieira Silva, 33 anos, conta que está ansiosa em conseguir seu primeiro emprego de carteira assinada e, por isso, está participando deste curso de pedreiro azulejista. “Eu soube do curso e vim aprender uma profissão. Tenho carteira de trabalho, mas nunca foi usada. Espero agora conseguir um emprego”, conta, lembrando que conhece um pouco dessa área de atuação. “Tenho uma amiga que trabalha como azulejista e creio que me darei bem”, diz a pescadora, que é mãe de oito filhos.
Para a dona de casa Maria do Carmo dos Santos, de 34 anos, que mora no conjunto Marcos Freire III, um trabalho com carteira assinada tem que deixar de ser um sonho. “Por isso estou aqui. Quero me profissionalizar para conseguir um emprego”, diz Maria, que frequentará as aulas próximo à sua casa.
Curso
O instrutor do Senai, Danilo Santos Araújo, explica que a turma terá uma carga horária de 200 horas/aula, em pouco mais de dois meses. Durante o curso, os alunos verão assuntos como relações interpessoais; tecnologia de materiais; leitura de projetos; segurança, meio ambiente e saúde; normas técnicas, entre outros. “Veremos ainda a parte prática de assentamento de pedras cerâmicas, o que possibilitará a atuação dos participantes no mercado de trabalho”, explica.
Danilo enfatiza ainda que a área de pedreiro azulejista está sendo bem promissora atualmente. “O mercado está bem aberto para essa área”, indica o instrutor. A assistente social Maria Isabel lembra que, para participar do curso, o interessado deve ser maior de 18 anos, participar do Programa Bolsa Família e residir no município.
Além deste, a Secretaria Municipal de Assistência Social de Nossa Senhora do Socorro está promovendo duas turmas do curso de gesseiro, uma de instalador hidráulico, duas de eletricista predial e uma de reparador predial.