Capacitar os socorrenses. Assim a prefeitura municipal, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, busca inserir, cada vez mais, os jovens no mercado de trabalho. Prova disso, na noite desta terça-feira, 22, mais um curso do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego – Pronatec – foi concluído. Dessa vez, 27 alunos do Povoado Calumbi se formaram no curso de vendedor e estão aptos a atuar na área com qualificação. O encerramento foi marcado com festa e aconteceu na Escola Rural Povoado Calumbi.
O professor do curso, Renier Roosevelt, afirmou que os alunos tiveram um bom desempenho, já estando aptos a buscar o seu espaço no mercado de trabalho. "Foram quatro meses de aulas. Nesse período, os alunos obtiveram um conhecimento mais profundo sobre as técnicas de vendas, relações interpessoais, qualidade de atendimento ao cliente e, principalmente, sobre como desenvolver um empreendimento. Estão preparados para entrar e se destacar no mercado", declarou.
O curso, que foi desenvolvido em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – Senai – , teve uma importância maior para a comunidade, pois muitos moradores têm no comércio de pescados e mariscos a sua principal fonte de renda. Assim sendo, com o conhecimento adquirido no curso os atuantes na área poderão ter uma melhor noção de vendas. "Focamos no desenvolvimento do povoado. A maioria dos alunos trabalha em restaurantes, assim como com a venda e a pesca de camarão. Nada melhor do que associar o trabalho deles com o empreendedorismo. Nas aulas desenvolvemos habilidades para aprimorar as vendas para o caso deles pensarem em montar as suas próprias empresas. Isso irá gerar uma melhor renda e trazer desenvolvimento ao município", explicou Renier Roosevelt.
Carlos Alberto não poupou elogios ao curso. Segundo ele, foram meses de muito conhecimento. "Achei o curso interessante. Dediquei-me ao máximo para aprender tudo que nos foi passado. Escolhi fazer o curso para obter capacitação e buscar um bom emprego", disse. A aluna Crislane Fernanda partilhou da mesma opinião. Ela afirmou ainda que o conteúdo foi vasto e que agora só pensa em se destacar no mercado. "Iremos sair daqui com o certificado em mãos de um curso muito importante para a nossa comunidade. Foram meses muitos bons. Agora estamos preparados para iniciar o nosso próprio negócio", afirmou.
Mais cursos
As capacitações voltadas para a comunidade não param por ai. É grande a quantidade de cursos que a prefeitura, junto à secretária de Assistência Social, ofertará aos socorrenses. Neste ano, já foram capacitadas 1.600 pessoas.
Já estão previstos para serem iniciados cursos na comunidade do Santa Cecília, Guajará, Piabeta e Marcos Freire III. Além disso, existem 12 turmas já cadastradas para participar dos cursos no Senai, em Aracaju. Ainda no Povoado Calumbi temos 20 pessoas no curso de operador de computador e 15 alunos no curso de alvenaria.
Nos demais locais do município, novas turmas também serão iniciadas em breve para os cursos de torneiro mecânico, mecânico de freios, costureira, soldador, gesseiro, mecânico de bicicleta, promotor de vendas e almoxarifados de obras.