A Prefeitura de Socorro, por meio da Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento Urbano realizou na tarde desta sexta-feira, 15, o primeiro Fórum de debate sobre o Plano Diretor Participativo do município. A iniciativa tem como finalidade orientar a atuação do poder público na construção de um pacto social destinado a melhor utilização do espaço urbano.
O encontro realizado no Centro Cultural Maria Ribeiro Franco, na Sede do município, reuniu autoridades locais, da Câmara de Vereadores, lideranças comunitárias e a população de forma geral. A microrregião Sede compreende as seguintes localidades: Estiva, Porto Grande, Calumbi, Tabocas, Boa Nova, Aratu e adjacências.
As atividades foram abertas pelo secretário de Planejamento, Eliel Felipe, que destacou a importância da revisão do Plano Diretor. “No Plano estarão reunidas as normas que determinam o que pode e o que não pode ser feito, em cada parte de cidade, levando em conta questões relacionadas às potencialidades do município e à qualidade de vida da população”, ressaltou.
Durante o fórum a consultora Vera França, forneceu explicações sobre a importância do Plano Diretor para o público presente. Ela informou que a partir das discussões, são debatidos os principais problemas, prioridades, potencialidades e soluções para uma cidade mais justa. “Ao final desses debates com os cidadãos, o Plano deve constar todos os interesses dos diferentes segmentos sociais”, destacou a consultora.
Representando a Câmara de Vereadores de Socorro, o vereador Jô do Sobrado, lembrou que os problemas das comunidades são vivenciados pelos moradores. “É importante a participação de todos vocês nesse debate, pois aqui são debatidas quais as principais necessidades da comunidade e apresentadas às sugestões de melhorias”, advertiu
Avaliação – “Por ser o primeiro fórum tivemos uma participação de qualidade nas discussões. Nessa reunião com as comunidades, colhemos muitas propostas para o final do Fórum, quando será formalizado a revisão do Plano Diretor de Socorro”, enfatizou Karine Cruz, assistente social da Secretaria de Planejamento da Prefeitura do Município.
Para Maria da Conceição Nascimento, 51 anos, moradora do Aratu, o Fórum representa um espaço de reivindicação. “Vim acompanhada de outras moradoras solicitar melhorias para nossa comunidade”, disse.
Acompanhe a relação das localidades onde serão realizados os próximos Fóruns:
Data: 20/10/10
Horário: 15h
Local: Centro Social, no Parque dos Faróis
Localidades: Pai André, Santo Inácio e adjacências.
Data: 23/10/10
Horário: 14h
Local: Colégio Frei Inocêncio, no Sobrado
Localidades: Sobrado, Santa Cecília, Boa Viagem, Palmares, Parque São José, Nossa Senhora de Fátima, Loteamento Esperança, Manguinhos e adjacências.
Data: 26/10/10
Horário: 15h
Local: Colégio Estadual Jorge Amado, no conjunto João Alves
Localidades: Conjuntos Fernando Collor, João Alves, Taiçoca de Fora, Marcos Freire I, Maria do Carmo e adjacências.
Data: 28/10/10
Horário: 15h
Local: CAIC Joel Silveira, no conjunto Albano Franco
Localidades: Conjuntos Seixas Dória, Venúzia Franco, Antonio Anselmo, Vitória Régia, Marcos Freire II e III, Novo Horizonte, Taiçoca de Dentro, Loteamento São Brás, Cajueiro, Jardim Mariana e adjacências.
Data: 06/11/10
Horário: 15h
Local: Colégio Estadual Leão Magno Malta, no conjunto Jardim
Localidades: Conjuntos Jardim, Lavandeira, Bita, Palestina, Guajará, Quissamã e adjacências.