Início Geral Debates irão formatar Carta de Socorro

Debates irão formatar Carta de Socorro

64
0

O programa ‘Caravana das Águas’ realizou na manhã desta quinta-feira, 23, um Workshop enfocando as questões ambientais do município de Nossa Senhora do Socorro. Os dois palestrantes da manhã foram: o professor Manoel Messias, secretário municipal de Meio Ambiente e o promotor de Justiça, Sandro Luiz da Costa, representando a curadoria de Meio Ambiente e Urbanismo de Socorro. As palestras e os debates irão subsidiar a elaboração da Carta de Socorro sobre o Meio Ambiente.

O professor Manoel Messias, fez uma explanação sobre diversas ações que estão sendo empreendidas, com vistas à melhoria da qualidade de vida do povo socorrense através do trato ambiental, com a participação de todos.

O promotor Sandro Costa fez colocações importantes como à relação do Ministério Público com o meio ambiente. Ele enfatizou trechos da Constituição Federal, relativos aos direitos individuais e coletivos, para um meio ambiente saudável e os deveres, com a preservação. Citou também detalhes técnico-jurídicos relativo ao meio ambiente, assim como a responsabilidade dos mais de 5.400 municípios brasileiros, para com a proteção ambiental.

O Vereador Carlos Cunha participou do debate e fez relato de algumas situações que envolvem a necessidade de maior participação na preservação dos bens naturais de Socorro. Ele revelou a possibilidade de, ainda este ano, a Câmara municipal trabalhar a revisão do Plano Diretor de Socorro.

As palestras reuniram o secretário de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Márcio Macedo; os Superintendentes: do Ibama, Manoel Rezende e da Adema, Genival Nunes. Representantes dos órgãos públicos ligados ao meio ambiente de Sergipe, além de vereadores do município e um público composto de populares, lideres comunitários.

Novos debates – Pela tarde, a mesa redonda, realizada no mesmo local, abordou diversos temas enfatizando reflexões e desafios sobre as potencialidades e problemas ambientais do município de Socorro. Dentre os temas: A participação comunitária na construção de uma unidade de conservação do Horto Florestal da Ibura; As condições de saúde e a salubridade nos viveiros de camarões no município; A política estadual de resíduos sólidos; Preservação e conservação dos recursos hídricos para o abastecimento humano.

COMPARTILHAR