Para as 50 garotas que participaram do projeto “15 anos Comunitário”, promovido pela Prefeitura de Nossa Senhora do Socorro, a noite de 14 de maio que um dia pareceu um sonho distante foi de plena realidade. Do vestido das jovens à decoração da quadra do Sesc do conjunto Marcos Freire II, passando pelo buffet, banda e DJ, tudo estava impecável para receber as debutantes, que vivenciariam um dos momentos mais especiais de sua vida. O ponto alto da noite foi a valsa, quando as aniversariantes dançaram com o ator global Daniel Dalcin, de 25 anos.
Antes da festa, o nervosismo e a ansiedade dominavam as jovens, que se arrumaram no Centro Cultural Maria Ribeiro Franco, na sede do município. Com os olhos cheios de lágrimas, a debutante Carolina Maria Neres dos Santos, estudante da Escola Municipal Barquinho Amarelo, situada no povoado São Braz, não escondia a emoção de estar fazendo parte da comemoração. “É muito importante para nós este momento. Com toda essa arrumação, estou me sentindo linda. Minha família também está muito feliz por eu estar entre as meninas que ganharam a festa”, diz a jovem.
Para Carolina, se não fosse a iniciativa da Prefeitura de Nossa Senhora do Socorro, através da Secretaria Municipal de Combate à Pobreza e da Assistência Social, ela não teria como celebrar o aniversário de 15 anos. “Se não fosse essa festa meu aniversário teria passado em branco”, destaca. A jovem Tainá Moreira, aluna da Escola Municipal Padre Pedro, também externou toda a alegria em ser uma das garotas escolhidas para participar da festa. “Eu estou muito ansiosa para participar desse momento. Minha mãe, então, está muito feliz e realizada”, conta.
Já para a adolescente Ivaneide Ferreira dos Santos, também do colégio Padre Pedro, o significado desse dia é ainda maior por ser o único aniversário que pôde comemorar. “Esse é o único aniversário que tive e toda minha família está muito feliz com essa oportunidade”, destaca a estudante.
Festa
Duas a duas, as meninas foram conduzidas ao salão pelo príncipe adjunto Fábio Góis, para esperarem o momento da valsa, em que dançariam com o ator Daniel Dalcin, conhecido por seu papel como protagonista de uma das fases da novela Malhação, da Rede Globo.
“Para mim é uma honra ter sido escolhido para ser o príncipe dessas garotas nesta noite. Tenho a consciência de que sou, como todos os atores, um formador de opinião. Fico feliz por ter tido um pai e uma mãe maravilhosos e espero poder passar hoje um pouco da educação que recebi para essas meninas”, indica Daniel, que pela segunda vez visita o estado de Sergipe.
Ele enfatiza que o fato de fazer parte da realização do sonho de meninas carentes torna o momento ainda mais especial. “Pelo fato de essas meninas terem um difícil acesso a esse tipo de evento, ele se torna ainda mais grandioso. É uma experiência única. Se eu já faço o meu trabalho com muito carinho, hoje eu vou estar me apresentando com dez vezes mais potência e foco para essas meninas”, reforça o príncipe da noite.
Antes do baile, o ator falou ao público sobre a emoção em fazer parte dessa noite e sobre a importância da família para a vida dos jovens. “Vocês têm 15 anos, estão começando a viver agora, e estão numa fase muito importante da vida, quando se começa a definir a personalidade. Então, um recado que quero passar para vocês é que nem sempre o caminho na nossa vida é claro, às vezes ele fica escuro, e a única luz que temos em nossa vida são os nossos pais, é a nossa família”, enfatizou Daniel.
Ele ainda aconselhou as jovens que curtam a vida com limites e sempre respeitando a família. Daniel aproveitou a oportunidade para agradecer ao prefeito Fábio Henrique e à primeira-dama e secretária de Assistência Social, Sílvia Fontes, pela iniciativa de promover a festa para jovens carentes do município e pela oportunidade de ter sido convidado para participar do evento. “Vocês são uns anjos na vida do povo dessa cidade, por estarem proporcionando a estas meninas momentos que vão ficar para sempre na memória delas. O que vocês estão fazendo hoje para todos nós não tem preço”, finalizou.
Agradecimento
O ator, que atuou na novela Malhação como vocalista de uma banda, chegou a entoar uma canção para as debutantes, o que animou as meninas. “Garota, um dia você vai entender, porque eu olho tanto para você. Sua beleza é luz que me seduz, quando passa olhando pra mim. Na escola todo mundo já percebeu. Estou querendo te namorar. Eu quero dizer: garotas, eu amo vocês”.
Com muita emoção, as meninas eram tomadas uma a uma pelo príncipe para a valsa. Nesse momento, as jovens puderam conversar um pouco com Daniel Dalcin e ser fotografadas para levarem a lembrança do momento tão especial. Após o baile, o ator voltou a agradecer o convite feito pela Prefeitura de Nossa Senhora do Socorro. “Nunca fiz parte de um evento tão gratificante. Desejo toda a felicidade do mundo a essas meninas”, finalizou.
O prefeito Fábio Henrique primeiramente agradeceu a presença de todos na festa. Além de familiares e amigos das aniversariantes, marcaram presença diversas autoridades, como o vice-prefeito Job Carvalho, os deputados estaduais José Franco e Capitão Samuel, o ex-prefeito Tonho da Caixa, os secretários municipais Henrique Matos, Givaldo Góis, Manoel Messias, Roberto Wagner, Eliel Felipe, Saulo Eloy e Renata Braz, os vereadores Maria da Taiçoca, Terezinha Félix, Sr. Rodrigues, Jó do Sobrado, Major Alves, Ruy Gomes, Aldon Silva, Vagnerrogeris Lima, entre outras personalidades.
“Hoje é um dos dias mais felizes para nós. A gente sabe que governar uma cidade como Socorro não é fácil. É uma cidade de 160 mil habitantes, segunda maior do estado, e que tem inúmeros problemas”, destacou o prefeito Fábio Henrique. Ele enfatizou ainda a alegria em saber que cerca de 20 meninas que moram na Piabeta estavam participando desse momento. “A Piabeta é uma comunidade querida, mas sofrida, por isso a gente fica feliz em ver essas pessoas participando dessa festa conosco. Eu sei que o calçamento da rua é importante, a praça é importante, o posto de saúde e a escola funcionando bem são importantes, mas tem uma coisa que também é muito importante, que é a gente tratar bem do nosso povo, e é isso que estamos fazendo aqui hoje”, declarou o prefeito.
Fábio Henrique elogiou ainda a organização da festa e parabenizou a todos os funcionários que colaboraram para que o evento fosse realizado com tanto sucesso. “As meninas estão lindas. A gente queria fazer uma festa para todas as debutantes de Socorro, mas aí a gente não ia poder fazer. Então, selecionamos 50 jovens de escolas municipais tendo como critério as boas notas dessas alunas. Então, parabéns a vocês também porque se estão aqui é por serem ótimas alunas”, lembrou, enfatizando que ainda este ano deverá ser promovido outro baile para as debutantes que residem na região sul da cidade.
O prefeito destacou também a importância do estudo na vida de uma pessoa e incentivou os jovens a continuarem se dedicando à escola. ”Quem está falando aqui não é o prefeito. É o homem nascido na cidade de interior, estudante de escola pública e filho de um vendedor de mercado e de uma professora, mas que conseguiu na vida um espaço graças ao estudo”.
Homenagem
Um grupo de meninas, em nome das 50 debutantes, subiu ao palco para homenagear a secretária Sílvia Fontes e o prefeito Fábio Henrique, entregando-lhes buquês de flores. “Jamais esqueceremos de vocês por este momento que, com certeza, está sendo muito especial para todas nós. Jamais esqueceremos de vocês, que a partir de agora fazem parte de nossas vidas”, disse a porta-voz das debutantes, Carla Daniele.
Muito emocionada, a secretária Sílvia Fontes falou como o sonho da realização desta festa de debutantes não era apenas das meninas, mas um sonho pessoal dela. “Eu acredito que a gente tem que perseguir o nosso sonho sempre. E o que eu quero passar para essas garotas é justamente isso: nunca desistam do sonho de vocês, porque só persistindo em nosso sonho ele pode um dia se realizar”, diz a primeira-dama. Ela também agradeceu a colaboração de todos que trabalharam para a realização desse evento. A noite seguiu com o som do DJ Henrique, que animou todo o público presente.