Início Geral Dengue sob controle em Socorro

Dengue sob controle em Socorro

62
0

Mesmo com as chuvas a Prefeitura Municipal de Nossa Senhora do Socorro segue firme na campanha de combate à dengue. De acordo com o cronograma de trabalho estabelecido pela Coordenação de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, cada casa recebe os agentes de endemias seis meses ao ano.

O trabalho realizado no município acompanha os registros do governo do Estado, que constatou a existência da sazonalidade do aumento no número de casos de 2006 até hoje. De acordo com informações da coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Rita de Cássia Perete, o número de casos de dengue cresce de janeiro a abril. Enquanto em maio, apresenta uma queda brusca, devido à chegada das chuvas intensas.
 
A coordenadora garantiu que a dengue é uma doença endêmica e sazonal que está sob controle em Socorro, onde não há risco de endemia. Ela explicou também que o mosquito procura locais quentes, com água limpa e parada. Esse dois fatores associados ao calor são propícios para a reprodução da larva do mosquito Aedes Aegypti.
 
“O período chuvoso com temperatura baixa vai de encontro a este hábito do inseto. Como conseqüência, o número de casos cai verticalmente voltando a crescer a partir de novembro quando aumenta a temperatura”, detalhou Rita Perete.
 
Estratégia – Em Socorro o combate à dengue é feito por 145 agentes de endemias e 25 supervisores que começaram a trabalhar no início de janeiro. Eles mantêm uma rotina diária de trabalho de 8 horas por dia, visitando todas as casas do município. O ciclo de visitas se repete a cada dois meses.

COMPARTILHAR