O Deputado Federal Laercio Oliveira (PR), proferiu nesta quarta-feria, 9, na Câmara Federal, um discurso em Plenário em homenagem ao Dia da Padroeira do município de Nossa Senhora do Socorro. O Deputado demostrou grande conhecimento da história do município e de sua importância cultural.
Confira o áudio do discurso
Discurso:
Discurso proferido, em Plenário, em homenagem ao Dia da Padroeira do município, Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.
Autor: Deputado Laercio Oliveira – PR/SE.
Caro senhor Presidente, nobres colegas, Senhores e Senhoras, cidadãos brasileiros
Ocupo a Tribuna para homenagear o querido município de Nossa Senhora do Socorro, localizado em Sergipe. Trata-se da segunda maior cidade do estado, com uma população de mais de 160 mil habitantes. Eu estive esse final de semana na cidade para participar da festa da Padroeira Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, ao lado do prefeito Fábio Henrique e dos meus amigos socorrenses.
Uma curiosidade de Socorro é que na sede do município, a concentração populacional é pequena em comparação aos complexos habitacionais da Taiçoca, que abrangem conjuntos como Fernando Collor, Albano Franco, João Alves, Marcos Freire 1, 2 e 3.
Provavelmente a ocupação de Nossa Senhora do Socorro tenha ocorrido por volta de 1575, período em que se iniciou a colonização das terras da capitania de Sergipe Del Rey, época em que a Coroa Portuguesa determinou o avanço naquela região.
Por outro lado, registra-se que, no ano de 1829, época em que Nossa Senhora do Socorro já era freguesia, ainda havia aldeias indígenas nessas mesmas localidades.
O espaço geográfico que hoje compreende a cidade de Nossa Senhora do Socorro, desde os primórdios de sua povoação, passou por mudanças de caráter religioso e jurídico similares às diversas cidades brasileiras. Neste sentido, a elevação do município às categorias de freguesia, vila e cidade, obedeceram a interesses jurídicos e de ordem religiosa.
Esse núcleo foi elevado à categoria de freguesia em 25 de setembro de 1718. Com a criação da vila de Laranjeiras em 1832, o território da freguesia de Nossa Senhora do Socorro da Cotinguiba, passou a fazer parte da nova vila. Este fato levou os socorrenses a protestarem e a lutar por sua autonomia político-administrativa.
O Dia da Padroeira do município, Nossa Senhora do Perpétuo Socorro é também um marco histórico. Isso porque a imagem de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro foi encontrada nas salinas, no povoado Calumbi, que e passou a denominar o município.
Nesse mesmo local foi construída uma capela, que até hoje tem a imagem da Santa. Como a cidade de Socorro foi crescendo para a região onde hoje fica a sede, foi construída a igreja Matriz, que levou o nome de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Dizem os estudiosos que foram os Jesuítas que construíram a igreja, que já tem quase 300 anos, e é tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
Nobres colegas, encerro o meu pronunciamento agradecendo a atenção dos nobres pares e de todos os cidadãos brasileiros que nos assistem pela TV Câmara.
Obrigado.