Início Educação Desfile cívico de Nossa Senhora do Socorro é marcado por demonstrações de...

Desfile cívico de Nossa Senhora do Socorro é marcado por demonstrações de patriotismo e civismo

85
0

Centenas de cidadãos prestigiaram o ato cívico em comemoração à Proclamação da Independência do Brasil

Mais de mil estudantes das redes municipal, estadual, federal e privada de ensino participaram do tradicional Desfile Cívico do município, organizado anualmente pela Prefeitura de Nossa Senhora do Socorro, através da Secretaria de Educação (Semed). Ao som das bandas marciais as 47 escolas participantes apresentaram aos cidadãos um verdadeiro show de amor e dedicação à Pátria.

Mas não foram só as escolas que deram show na avenida, as apresentações contaram também com a participação de outras entidades, como a Guarda Municipal (GMS), Bombeiros, Polícia Rodoviária Federal (PRF), Polícia Militar (PM), Exército Brasileiro, Apae, e da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias.

Toda essa soma de esforços e criatividade proporcionou à multidão, que compareceu à avenida principal do Conjunto João Alves para prestigiar o evento, um espetáculo único e cheio de significado. Com o tema “O lugar onde vivo” todas as apresentações buscaram valorizar a história, os costumes e as tradições, religiosas, artísticas e culturais da cidade, com o objetivo de fazer com que os socorrenses conheçam a sua história e valorizem toda a riqueza cultural do município.

De acordo com a secretária de Educação, Marieta Barbosa, poder trazer para a avenida este tema, que tem sido trabalhado ao longo do ano nas salas de aula, é muito importante. “Os desfiles cívicos são uma demonstração de dedicação e amor ao nosso país, então aliado a isso decidimos trazer também a valorização local das nossas tradições, através do projeto ‘O lugar onde vivo’, afinal a gente só ama, respeita e valoriza aquilo que a gente conhece. Nosso maior objetivo é manter vivo em cada um desses jovens o espírito de amor e orgulho pelo nosso país, pelo nosso estado e o município”, destaca Marieta.

O desfile foi abrilhantado também pela participação das bandas marciais das cidades de Riachuelo e Carmópolis, além do grupo de desbravadores e polícia mirim. “Esse é um momento muito importante, pois envolve cada um de nós com a nossa pátria. É um momento muito bonito, onde celebramos a independência do nosso país e a valorização do povo brasileiro. Valorizamos também todos os alunos da rede municipal de ensino, que durante meses se prepararam para estar aqui hoje, representando suas escolas. A Prefeitura, mesmo com todas as dificuldades financeiras que vem enfrentando, faz questão de realizar o desfile, pois essa é uma forma de mostrarmos que acreditamos num futuro melhor para o nosso país e estamos trabalhando para isso”, declara o prefeito, Padre Inaldo.

Para a enfermeira Lucimeire Rodrigues dos Santos, que prestigiou o desfile ao lado dos filhos, poder participar de um evento com esse é motivo de orgulho. “Eu fiquei bastante emocionada em vários momentos, pois sempre fiz questão de desfilar no 07 de setembro, quando estudava, e hoje incentivo meus filhos a fazerem o mesmo. Para mim é lindo ver esses jovens tão concentrados em fazerem o seu melhor, pois isso mostra compromisso e seriedade com o que se comprometeram a fazer, valores esses que estão em falta na nossa sociedade atualmente. Manter essa tradição nos ensina lições importantes de cidadania, patriotismo e respeito”, afirma.

Além de estar presente na avenida, desfilando no maior ato de civismo do ano, a Guarda Municipal também realizou ações de segurança em todo percurso do desfile, trabalhando para garantir a segurança dos cidadãos que prestigiaram o evento. A Polícia Militar também se fez presente nas ações de segurança durante todo o desfile, através dos policiais do 5º Batalhão.

“Manter essa tradição viva é garantir o resgate dos valores patrióticos na nossa sociedade, tão carente de segurança e de bons costumes. Viemos garantir a segurança de todos os cidadãos e para isso montamos um esquema de segurança, através do trabalho com seis viaturas e 50 policiais, a fim de garantir um evento ordeiro e com muita paz para todos”, declara o Major Fábio Machado, comandante do 5° Batalhão.

Fotos: Edilson Menezes

COMPARTILHAR