O Dia da Nacional da Consciência Negra em Nossa Senhora do Socorro foi celebrado nesta terça, 20, com a realização de uma palestra na Câmara Municipal de Vereadores, onde estudantes,professores e comunidade puderam debater o tema “ Ações afirmativas e Cotas na Universidade para Alunos da Escola Pública e para Negros”.
Palestrante do evento, o professor mestre Robson Anselmo destaca a importância do encontro e da conscientização da comunidade. “ É importante deixar a população a par da lei que estabelece as cotas para negros nas universidades e nas escolas técnicas veiculadas ao Governo Federal, a Lei 12.711/2012. E esse processo de democratização será esclarecido a partir dos seguimentos da sociedade inferiorizadas e dos negros no Brasil”, disse.
Presente na palestra, o secretário adjunto de Meio Ambiente do município, Manoel Messias, ressalta que o tema é de extrema relevância para a sociedade. “Fiz questão de assistir a palestra porque é uma forma de esclarecimento da situação dos negros no Brasil nessa questão de ensino superior. Mostrar a sociedade como surgiu a lei, para que ela serve e, consequentemente gerar opiniões”, falou.
Segundo Edenilton Sales, representante do Grupo Afro Cultural Consciência Negra de Nossa Senhora do Socorro, o encontro é esclarecedor para todos. “Hoje estamos comemorando um dia muito importante e muito especial. Daí a importância de que sejas debatidos temas de conscientização”, disse.
Além do professor mestre Robson Anselmo,também compuseram a mesa de palestrantes, o professor mestre Ilzver Matos e a professora doutoraMaria Batista. O secretário municipal de Educação, Wellington Mangueira, também participou do encontro que contou com a apresentação cultural do grupo Meninos da Camanderoba, do município de Laranjeiras.