Alunos da Escola Municipal Padre Pedro, localizada no Mutirão do conjunto João Alves Filho, estão desenvolvendo mensalmente um jornalzinho. De acordo com a diretora da instituição de ensino, Luciana dos Santos, a iniciativa foi resultado de oficinas do programa Mais Educação, da Secretaria Municipal da Educação, e tem como objetivo incentivar os alunos à prática da leitura e da escrita.
Segundo ela, para que o jornal, que já está em sua 3ª edição, seja preparado participam todos os professores e os 120 estudantes da escola. Os assuntos que servirão de fundamento para as matérias são escolhidos por meio de debates em sala de aula com os alunos. A responsável pela Escola Padre Pedro acrescentou que em 2011, o assunto a ser massificado no jornalzinho de nome “Mais Educação”, será os efeitos causados pelo uso de drogas, principalmente pelo Crack.
“Como todo professor, ao criar a publicação pensamos antes de tudo na parte pedagógica, de incentivar nossas crianças a ler e escrever mais. Porém, depois que o jornal estava pronto percebemos que ele serviu também como meio de conscientização da comunidade, pois se estendeu a pais e familiares dos pequenos socorrenses. Este ano estaremos discutindo os riscos provocados pelo uso de entorpecentes, em especial, o Crack”, disse Luciana santos.
A diretora comentou ainda que o boletim conta com o apoio da prefeitura de Socorro e um apoio direto do prefeito Fábio Henrique. “Contamos com a colaboração da prefeitura, que sempre está divulgando e prestigiando não só essa, mas todas as nossas ações. Além disso, tivemos também a participação do prefeito Fábio Henrique, que nos deu várias opiniões e dicas sobre jornalismo, nos deixando muito felizes pela atenção e interesse que demonstrou em relação à nossa iniciativa”, enfatizou.