Dando continuidade às ações informativas e educativas do Projeto de Trabalho Técnico Social (PTTS), nesta quinta, 9, o grupo de mães do Novo Horizonte, em Nossa Senhora do Socorro, participou da palestra que abordou o tema: Cidadania – direitos e deveres dos cidadãos. A ação, que é coordenada pelas secretarias municipais de Obras e de Planejamento, foi realizada na área externa da Capela Santa Clara com pouco mais de 40 moradoras da comunidade.
Segundo a assistente social Wankenia da Silva Barreto, a palestra teve como principal objetivo esclarecer as mães os reais direitos e deveres de cada cidadão. Na ocasião, foram abordadas questões relativas aos direitos das mulheres; infraestrutura e urbanização, entre outros.
“Muito em breve elas estarão morando num novo bairro. É importante que tenham conhecimento de seus direitos para saber como cobrar do poder público, as garantias de seus direitos”, ressaltou a assistente social ao afirmar que o objetivo do PTTS é estabelecer regras de convivência harmoniosa entre as famílias, promover atitudes positivas de conservação das unidades residenciais e das áreas de uso comum.
Atenta às informações, a moradora Jacqueline Paulo de Oliveira disse que está acompanhando todas as palestras. A dona de casa também argumentou que as reuniões sempre tratam de algum tema importante para a comunidade. “Faço questão de participar, pois é uma forma de estar informada do que está acontecendo com essa obra no Novo Horizonte e também é uma oportunidade de aprender assuntos que interessa a qualquer dona de casa e mãe”, destacou.
Para Nataline Santos, as reuniões também representam uma forma de integração com a comunidade. “Desde que comecei a frequentar os encontros aprendi muita coisa que não sabia. Inclusive sobre a importância do nosso lar”, disse ao completar que os cuidados em casa pode evitar prevenir doenças.