O sofrimento dos moradores da avenida Beira Rio, localizada no final de linha do conjunto Parque dos Faróis, está próximo do fim. É que a Prefeitura de Nossa Senhora do Socorro, através da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp), iniciou a colocação de manilhas na região, fato que dará maior vazão às águas. A obra teve início na manhã desta quinta-feira, 09.
O problema da região é que com a chegada do inverno aumenta a vazão do rio Poxim devido a forte incidência de chuvas. Com isso, as águas transbordam a ponto de subir um metro dentro das residências. Para acabar com o problema, está sendo colocado no local manilhas de 0,40 em uma extensão de 800 metros. Para executar os serviços um trator retroescavadeira está sendo utilizado. O local também receberá calçamento nas vias.
De acordo com a moradora do bairro há 20 anos, Maria José Santos Costa, a obra chegou na hora certa. “Parece que Deus ouviu minhas preces. Vendo que a previsão é de muita chuva para esse inverno já me preparava para passar noites sem dormir para conseguir salvar minhas coisas. Agora sei que tudo será diferente com a finalização da obra”, destacou.
Da varanda de sua residência, o reciclador João Rosendo dos Santos observava atentamente o trabalho da máquina e dos operários. ‘Sei que a partir desta obra a nossa vida será transformada para melhor. Nunca pensei que um dia conseguiria sair desta sufoco de vê as águas invadindo a minha casa”, relatou emocionado.
Recursos
O dinheiro investido na obra do calçamento de ruas no Parque dos Faróis é fruto da emenda do ex-deputado federal e atual senador Eduardo Amorim, que disponibilizou para o município de Nossa Senhora do Socorro o valor de R$ 6 mi para o calçamento e drenagem pluvial de ruas, travessas e avenidas nas comunidades da Piabeta, Santo Inácio, Santa Cecília, Parque dos Faróis e São Braz.