Para comemorar o mês das mães, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) de Nossa Senhora do Socorro realizou uma vasta programação com benção ecumênica, apresentação de coral, ballet clássico, do grupo Joia Rara Musical, além de homenagens. O evento, realizado neste sábado, 26, no Centro Cultural Gilson Prado Barreto, na sede do município, reuniu mais de 300 mães dos programas Educação Inclusiva, Educação de Jovens e Adultos (EJA), Mais Educação e Escola de Pais.
Emocionado, o secretário de Educação, Wellington Mangueira, disse que a festa celebra as mães socorrenses e a importância da educação em Socorro. “Hoje, nossos alunos recebem atendimento integral nas escolas. Os investimentos feitos na educação ao longo desses três anos é fruto de um gestor que é filho de uma professora e sabe o valor da educação para os cidadãos”, ressaltou.
Durante a solenidade, o prefeito Fábio Henrique destacou os avanços do município na educação e a importância da participação das mães. “A maior obra que um administrador pode fazer pela sua cidade é a obra de educação. Pois ela qualifica, liberta e dá oportunidade para que o cidadão não precise viver de pedir favor”, advertiu.
Fábio Henrique também frisou a necessidade dos pais trabalharem a educação doméstica no lar. “É em casa, no ambiente familiar com os pais, que os filhos aprendem a cultivar princípios da convivência e respeito ao próximo. Esses são elementos que todos irão carregar em toda a vida”, relatou.
Presente no evento, o promotor de Justiça e curador da Educação de Socorro, Julival Pires Rebouças Neto, elogiou a festa para as mães, lembrando que o mês de maio é reservado para Maria, mãe de Jesus Cristo, maior símbolo de doçura e respeito.
“Quero dizer da minha felicidade em compartilhar desse momento com todas as mães aqui presentes e lembrar que a presença efetiva da mãe nas escolas, acompanhando o dia a dia dos seus filhos, representa setenta por cento da educação deles”, enfatizou.
A festa em homenagem às mães foi marcada por momentos de emoção e alegria, especialmente com a benção ecumênica do pastor Silvio e do diácono José Adilson, do Parque dos Faróis. Em seguida, a programação festiva contou com a apresentação da coreografia ‘Superação’, encenada pelas estudantes da rede de ensino municipal de Socorro, Laís e Maiana Santos; com a homenagem dos alunos da Educação Inclusiva e com a apresentação do coral do grupo Cultura, formado por estudantes da Escola Municipal José do Prado Franco. Ao final, foi feito o sorteio de presentes e o corte de um bolo oferecido às homenageadas.
Satisfação
“Hoje é um dia especial. Não esperava uma recepção tão bonita, emocionante. A prefeitura e os professores estão de parabéns pela festa para as mães. Não tenho palavras para definir a minha alegria”, afirmou Emanuela Araújo, mãe de quatro filhos.
A dona de casa Sara Silveira Pequena não escondeu a satisfação com as homenagens do evento. “Moro aqui no Porto Grande e resolvi vir. Pensei que era uma palestra e pronto. Quando cheguei aqui, fiquei surpresa e satisfeita com a festa bonita e bem organizada preparada para todas as mães”, disse alegre.
Presenças
O evento também foi prestigiado pelos secretários Gledson Oliveira (Planejamento); Saulo Eloy Filho (saúde); José Menezes (administração); Klewerton Siqueira (Transporte); Carlos Américo (Fazenda); Henrique Matos (Comunicação). Além dos vereadores Ruy Gomes e Jairo Joaquim; o ex-vereador Arisvaldo Rodrigues, diretores e coordenadores das unidades de ensino; lideranças comunitárias, além de convidados.