A Secretaria da Educação de Nossa Senhora do Socorro realizou na manhã desta sexta-feira, 16, o I Encontro Municipal do Setor de Inspeção Escolar. Com o tema "Inspeção Escolar: Parceira na Garantia do Padrão de Qualidade do Sistema Educacional", o evento aconteceu no Centro Cultural Maria Ribeiro Franco, na sede do município e foi direcionado para representantes do Conselho Tutelar, do Conselho Municipal de Educação de Socorro – Comeso – e de gestores, educadores e técnicos da rede municipal de ensino.
A reunião foi aberta pelo secretário municipal da Educação, Wellington Mangueira, que comentou a importância da ocasião. "Hoje é dia muito importante, pois, estamos apresentando um setor fundamental para a educação dos nossos estudantes. Peço que não vejam a inspeção como algo ruim, mas, como uma supervisão que vai lhes orientar e apontar caminhos para que possam administrar questões fundamentais", enfatizou.
Durante a solenidade, que contou com a presença das representantes da Secretaria de Estado da Educação – SEED -, aconteceram palestras que abordaram a apresentação do setor de inspeção escolar e serviços de auditagem, como também a sindicância e a parceria entre a inspeção escolar e o Comeso.
A diretora municipal do Departamento de Inspeção, Isabel Ressurreição, explicou que o setor é fundamental. "Este setor é essencial porque vai assegurar o funcionamento das Unidades de Ensino a fim de garantir os padrões de qualidade em consonância com as diretrizes e decisões administrativas propostas no sistema municipal de ensino pela Secretaria Municipal da Educação. Nossa meta é trabalhar com todos os setores da educação com cooperação, união e respeito", afirmou.
Para a diretora da creche Irmã Dulce, localizada Marcos Freire I, Anick Danielle Bezerra, o encontro é digno de elogios. "É muito importante que hajam eventos como este, onde conhecemos o funcionamento da inspeção escolar, as pessoas que o realizam e o melhor, sabemos que a iniciativa visa melhorar a qualidade do ensino de acordo com as diretrizes da atual gestão", frisou.