Com a estimativa de atender mais de 7 mil pessoas, os socorrenses formaram uma imensa fila na manhã desta quinta-feira, 21, em torno do prédio da Secretaria Municipal de Trabalho (Semtrab) de Nossa Senhora do Socorro, onde a Prefeitura realiza o Primeiro Movimento dos Desempregados de Socorro.
No evento estão sendo ofertadas entrevistas de emprego, jovem aprendiz, inscrição para dezenas de cursos profissionalizantes de todos os setores da economia, a exemplo de assistente administrativo, promotor de vendas, eletricista, além de oficinas, microempreendedor e ID Jovem. Para que pudesse levar mais conhecimento e direção profissional aos interessados, a Semtrab formou parcerias com empresas e órgãos públicos para abordar e discutir temas atuais e de interesse comum.
De acordo com o secretário Alessandro Santos, a Prefeitura prioriza a oferta de cursos para áreas que mais empregam no Estado e revela que o objetivo da gestão para o primeiro semestre é capacitar 12 mil socorrenses. “A qualificação profissional continua sendo o primeiro grande passo para conquistar o mercado de trabalho porque sem qualificação profissional fica mais dificilmente o candidato consegue ocupar uma vaga no mercado de trabalho. Mais ações são objetos de planejamento para o meses de abril, maio e junho. O foco é capacitar 12 mil desempregados e trabalhadores com cursos gratuitos e encaminhá-los ao mercado de trabalho”, disse.
Um dos milhares que lutam diariamente por um espaço no mercado está Gilenilson Santos de 35 anos. “Fiquei sabendo do movimento da Secretaria pelas redes sociais. Então, vim procurar qualificação e facilitar para que eu consiga um emprego”, declarou.
Há um ano o desemprego também atinge o Sr. Francisco José, de 54 anos. “A ação é uma grande oportunidade para quem principalmente está precisando de trabalho, assim como eu que estou há um ano em busca de emprego. E os cursos servem para aperfeiçoar e ajudar na entrada ao mercado de trabalho”, disse.
Quem também acordou cedo para garantir a senha e sua inscrição em curso foi a moradora do conjunto Marcos Freire I, Fernanda Rocha. “Agradeço ao professor Alessandro em proporcionar esses cursos e graças ao trabalho da Prefeitura vim em busca do meu crescimento profissional”, declarou. Os trabalhos seguem sendo realizados amanhã, sexta-feira, 22.
Por: Bruna Evelyn
Fotos: Edilson Menezes
Confira mais fotos