Início Notícias Em comemoração à Semana Nacional de Trânsito, SMTT promove o Dia Mundial...

Em comemoração à Semana Nacional de Trânsito, SMTT promove o Dia Mundial sem Carro

273
0

Na manhã desta sexta-feira, 22, seguindo a programação da Semana Nacional de Trânsito, a Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) fechou parte da avenida principal do Conjunto João Alves Filho para celebrar o “Dia Mundial sem Carro”. O evento, celebrado em cidades do mundo todo, contou com a participação de parceiros, como o Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose), Departamento Estadual de Trânsito de Sergipe (Detran) e as Secretarias Municipais de Educação (Semed) e Saúde (SMS).

Durante o Dia Mundial sem Carro, os parceiros envolvidos realizaram atividades educativas, panfletagem, palestras e prestaram atendimentos na área da saúde para cerca de 150 crianças, além dos próprios moradores que passavam pelo local.

De acordo com o supervisor e coordenador de educação para o trânsito, Marcus Nabuco, Socorro não poderia ficar de fora dessa mobilização em prol da redução de acidentes. “Estamos na semana nacional de trânsito e Socorro não poderia ficar de fora dessa mobilização nacional. Além disso, hoje é comemorado o Dia Mundial sem Carro, data escolhida para refletirmos sobre o excessivo uso de automóveis. Foi muito proveitoso o evento, pois tivemos vários parceiros e secretarias envolvidas. A comunidade pôde conhecer um pouco mais dos serviços de cada secretaria e órgão aqui presente”, conta Nabuco.

Ao longo da semana, ações educativas sobre o trânsito foram desenvolvidas com o objetivo de reduzir os acidentes e orientar o público, pois de acordo com a assistente social do Hemose, Roseli Dantas, “a maioria dos casos de pedidos de sangue são para as pessoas que sofrem acidente no trânsito. Quando uma pessoa se acidenta, a possibilidade de precisar de doação de sangue é muito grande. Por isso é muito bom a realização desse trabalho educativo, para que as pessoas possam ter mais respeito com a própria vida e com a do condutor ao lado”, explica.

A coordenadora da saúde bucal da SMS, Heloísa Gois, explica que em acidentes de trânsito, a face é a primeira parte do corpo atingida. “Em uma colisão de veículos, a face é primeira parte do corpo agredida, podendo perder dentes e ter fraturas ósseas. Para reconstruir a face é necessário realizar um procedimento cirúrgico chamado bucomaxilofacial. Reunir essas crianças para explicar a importância de ser prudente, informando sobre a prevenção de todas as doenças e riscos é super importante”, relata.

Para o enfermeiro e apoiador da atenção básica do município, Maiko Antonio, a saúde entrou como parceiro no evento, com o objetivo de trabalhar a promoção da saúde, prevenção de doenças e diagnósticos rápido. “Estamos oferecendo o serviço de aferição de pressão arterial, teste de glicemia, orientações odontológicas, vacinação de hepatite B e C e tétano, avaliação física, captação e sensibilização de fumantes ou familiares de fumantes, além de testes rápidos de sífilis, HIV e hepatites”, esclarece.

Com apenas seis anos de idade, o aluno do primeiro ano da rede municipal aprendeu como proceder diante de algumas situações no trânsito. “ Aprendi que só pode passar quando o sinal estiver vermelho e pela faixa de pedestre. Quando estiver de moto usar sempre o capacete e se for sair de carro usar sempre o cinto de segurança. Assim podemos evitar de nos machucarmos muito se acontecer acidente”, explica Guilherme.

COMPARTILHAR