Início Educação Em manhã de lazer, descontração e informação, mães e alunos da rede...

Em manhã de lazer, descontração e informação, mães e alunos da rede municipal de ensino participam de ação realizada pelas secretarias municipais

298
0

Uma quinta-feira pra lá de especial. Assim foi a manhã para dezenas de mães e alunos das Escolas Municipais Apulcro Mota (Pai André), Manoel de Jesus (Parque dos Faróis) e José Ferreira Neto (Bita), que usufruíram das atividades oriundas da parceria entre as Secretarias de Educação (Semed), Saúde (SMS) e Esportes (Semeltju). As atividades foram realizadas na prainha do povoado Porto Grande.

Com a junção dos projetos “Caravana da Juventude”, “O lugar onde vivo” e das atividades da Vigilância Sanitária, o público presente pôde se divertir com FiTDance, passeio turístico, lanche, escovação, torneio de brindes e orientação sobre o uso racional de anticoncepcionais e métodos contraceptivos. No local também foi ofertada a vacina contra a gripe.

Fazendo questão de participar do maior número de ações possíveis realizadas pela gestão, como forma de sempre manter contato com a população e ouvir seus anseios, o prefeito Padre Inaldo falou sobre a importância de realizar ações em conjunto com outras Secretarias. “A parceria de hoje possibilita que as crianças das nossas escolas tenham a oportunidade de conhecer os pontos turísticos do município. Muitas delas que estão aqui não conheciam, por exemplo, a prainha do Porto Grande, a igreja matriz e o São Bráz, uma tarefa fundamental para manter a cultura e a história do nosso município”, declarou.

A secretária de Educação, Josevanda Franco, esteve presente na ação e falou sobre a importância do projeto” O lugar onde vivo” e da iniciativa em realizar o evento. “Esse é um projeto muito interessante, pois permite que os nossos estudantes possam desenvolver a relação de pertencimento com o local em que eles nasceram, e é também uma oportunidade para que a gente receba os pais desses estudantes e que façam essa articulação entre famílias e escola, que é tão importante e necessário no desenvolvimento dos nossos alunos”, relata.

A coordenadora da Vigilância Sanitária, Caroline Moura, explicou sobre o papel da vigilância no evento. “Nosso objetivo com essa ação é mostrar que não somos apenas um órgão fiscalizador, mas também um órgão orientador. Além disso queremos mostrar para essas crianças e os comerciantes a importância de orientar e levar eles a conhecer a nossa cidade”, disse.

Antes de chegar à prainha do Porto Grande alguns alunos puderam conhecer outros pontos turísticos. Além de atender as redes municipais de ensino, a Semeltju abrange o projeto “Caravana da Juventude” para algumas escolas particulares do município, a exemplo do Colégio Eficaz, uma forma encontrada pelo órgão de levar conhecimento histórico para o maior número de jovens. “A intenção do projeto é oferecer alguns programas que a nossa secretaria e o Governo Federal oferece para a juventude. Hoje eles conheceram a igreja matriz, a reserva florestal do Ibura, a orlinha do São Brás, a própria prainha do Porto Grande, onde eles interagiram, praticaram esporte e dança”, disse o secretário Francisco Carlos.

A mãe de um dos alunos da Escola Apulcro Mota, Daiane Santos, aprovou a iniciativa da Prefeitura. “Estou adorando participar desse evento. Gostei muito. Eu e meu filho estamos aproveitando muito”, relata.

Por: Bruna Evelyn e Walisson Oliveira

COMPARTILHAR