Com o avanço das novas tecnologias e com a facilidade de acesso à internet, o mercado de trabalho cada vez mais tem requisitado candidatos com conhecimentos de informática. Por isso, a Prefeitura de Socorro, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho (Semtrab), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem (Senac), iniciou na manhã desta terça-feira, 16, o curso de Informática Básica, voltado para jovens e idosos.
São quatro turmas, divididas entre os turnos matutino e vespertino, com carga horária de 80 horas cada uma. As aulas pautam os conhecimentos básicos de informática, como sistemas operacionais, pacote office e tudo que engloba a área de trabalho do computador. ‘’Hoje, para você ser um bom candidato a uma vaga, é necessário ter o conhecimento básico do próprio computador. Possuindo essa experiência, é muito bem visto aos olhos da empresa contratante’’, ressaltou o professor do Curso de Informática Básica, Carlos Abraão.
Para o Gerente da Unidade Móvel do Senac, Edson de Araújo, a parceria com a Semtrab é essencial para capacitar aqueles que desejam uma vaga no mercado de trabalho. ‘’Nós sabemos que, hoje, a informática é essencial para tudo. Então, todo aluno que receber essa oportunidade de ter os conhecimentos básicos de informática, estará preparado para exercer qualquer função no mercado de trabalho’’, disse.
Para a secretária de Trabalho, Mônica Menezes, ter esse curso básico no município é mais um passo para proporcionar aos socorrenses um melhor preparo para o mercado de trabalho. ‘’A comunidade sempre pedia um curso de informática, pois as empresas sempre questionavam se o candidato tinha um curso básico de informática. Nesse ano, graças a Deus, conseguimos a parceria com o Senac para darmos inícios às aulas desse maravilhoso curso’’, disse.
A secretária ainda acrescenta que as vagas foram limitadas, e que não há mais vagas. Entretanto, caso haja alguma desistência, a vaga passará para o candidato que estiver inscrito no Cadastro Reserva. ‘’O aluno que por ventura faltar tres dias de aula, entraremos em contato com o mesmo para informar que sua vaga será transferida para outro estudante’’, explicou.
A diversificação de pessoas com idades variadas em sala de aula tem dado certo nos cursos da Secretaria de Trabalho, principalmente pela troca de experiências. Na turma de informática básica, a faixa etária dos alunos vai dos 17 aos 60 anos. Além dos certificados que os alunos receberão ao final do curso, as quatro turmas ganharão mais dois cursos extracurriculares: Como construir um currículo e Como se apresentar em uma entrevista.