Com as restrições impostas pela pandemia da Covid-19, entre elas a suspensão das aulas presenciais, a educação a distância foi a solução encontrada para dar continuidade ao ano letivo, interrompido em março de 2020. No formato remoto as aulas são mediadas através das ferramentas tecnológicas, no qual o conhecimento é transmitido a distância, sem o contato presencial, reduzindo os impactos negativos no processo de aprendizagem.
Devido a rápida e necessária suspensão das atividades letivas presenciais, os técnicos e professores da Secretaria Municipal de Educação de Socorro (Semed) iniciaram de forma célere, o planejamento para implantar o ensino remoto. Dessa forma, utilizando os recursos tecnológicos e seguindo as orientações, as aulas foram retomadas, no formato on-line, de forma gradativa em janeiro deste ano.
Segundo os professores, os desafios das aulas remotas são diversos, principalmente a falta do contato presencial para entender as dificuldades no aprendizado de cada aluno. Porém, com o engajamento e incentivo, os estudantes são conectados aos objetos do conhecimento de forma interativa, alcançando resultados positivos no processo de avaliação.
Esse resultado pode ser observado com os alunos da Professora Reiza Neves, da E. M. Izídio Marques de Melo e E. M. Apulcro Mota, durante as aulas remotas da matéria de Ciências da Natureza. “O Ensino Remoto infelizmente ainda não consegue atender 100% a todos os alunos. Mas, em sua maioria, aqueles que conseguem participar das aulas, seja via Google meet ou pelo grupo do Whatsapp, alcançam bons rendimentos. O Ensino de Ciências requer aulas práticas para que o aluno consiga assimilar melhor o conteúdo fazendo ligação com sua realidade. A proposta nas minhas aulas é que o aluno desperte o cientista que tem dentro dele e seja um produtor do conhecimento. Essa dinâmica de aula prática tem motivado bastante os alunos nesse formato remoto, os trabalhos estão incríveis. A regra é não comprar nada, sempre usar o que tem em casa e tem dado muito certo”, destaca a Professora.
“A professora achou um jeito de ensinar de forma dinâmica, a qual me ajudou. Montando o meu projeto sobre célula animal eu não só aprendi como também memorizei alguns componentes da célula, desde já quero parabenizar a ela não só pelas atividades, mas pela pontualidade em questão das aulas”, afirma Sofia Leite, aluna do 7º ano da E. M. Izídio Marques de Melo.
O esforço para o desenvolvimento da educação durante o período de pandemia, se estende desde o planejamento com os técnicos da Semed até a organização das estratégias com a direção das unidades escolares. “Em meio a toda dificuldade que estamos enfrentando por conta dessa pandemia, nossos professores fazem um trabalho excelente mesmo que de forma remota, obtendo resultados surpreendentes. Semanalmente nos reunimos para discutirmos e planejarmos estratégias e atividades que possam alcançar, se não a todos, mas ao maior número de alunos e amenizar o prejuízo deixado pela suspensão das aulas presenciais. O ensino remoto quando é feito com dedicação, o resultado é grandioso”, ressalta o Diretor da E. M. Izídio Marques de Melo, Valter Silva.
“Vivemos um tempo novo na educação. Em Nossa Senhora do Socorro trabalhamos para oferecer aos nossos alunos, professores e técnicos os subsídios necessários ao desenvolvimento de qualificadas ações pedagógicas, exemplificadas no trabalho da professora Reiza e no aprendizado da emocionante Sofia. Parabéns!”, enfatiza a Secretária Municipal de Educação, Josevanda Mendonça Franco.