Início Educação ENSINO REMOTO DA REDE MUNICIPAL DE SOCORRO GARANTE AOS ESTUDANTES A CONCLUSÃO...

ENSINO REMOTO DA REDE MUNICIPAL DE SOCORRO GARANTE AOS ESTUDANTES A CONCLUSÃO DO ANO LETIVO DE 2020

83
0

 

Devido à pandemia da Covid-19, o contato físico precisou ser interrompido e o isolamento social ainda é primordial para evitar a proliferação do vírus. Por esse motivo, diversos setores precisaram interromper as suas atividades. Na área da educação, não foi diferente. Foi preciso suspender o funcionamento das unidades de ensino para proteger toda a comunidade escolar.

Com o isolamento social, aplicado de forma inesperada, as equipes pedagógicas definiram estratégias para retomar o ensino o mais rápido possível, uma vez que as aulas presenciais não são recomendadas neste período de pandemia. Todo o planejamento foi realizado com muito cuidado pelos técnicos da Secretaria Municipal de Educação de Socorro (Semed), de forma minuciosa para garantir o acesso à educação.

Com o empenho de todos os professores, equipes gestoras e profissionais que fazem parte da Semed, os estudantes do Ensino Fundamental e Educação para Jovens e Adultos (EJA) da Rede Municipal, retomaram de forma virtual, desde o dia 04 de janeiro, as aulas para conclusão do ano letivo de 2020. O ensino remoto foi organizado para garantir que todos os alunos tivessem acesso, mesmo aqueles que não possuem computador ou celular.

“Os estudantes estão com uma grande expectativa em conhecer todo o material e o novo formato de ensino, além disso, estão se adaptando de acordo com a sua realidade. Existem alguns desafios, normal para algo que é novidade, mas com o empenho, a força de vontade e a riqueza de conteúdos propostos pela Semed, continuaremos ofertando um ensino de qualidade para toda a Rede Municipal de Educação de Socorro”, enfatiza a coordenadora da Escola Municipal Professor Acrísio Cruz, Maria do Carmo Carozo.

Segundo Jussara Lacerda, mãe de dois estudantes da Escola Municipal Abelardo Pereira de Melo, o ensino continua sendo ofertado de forma efetiva, mesmo a escola funcionando de forma remota. “O retorno está sendo desafiador, pois as crianças estavam acostumadas com as aulas na escola, mas por conta da pandemia isso não é mais permitido. Elas estão seguindo todas as recomendações dos professores e mesmo com todos os desafios da tecnologia, estão se adaptando bem. O trabalho que toda a equipe da escola está fazendo é muito atencioso e cuidadoso”, afirma a mãe.

De acordo com a professora Maria Augusta, o planejamento realizado pela Semed foi muito importante, compreendendo todas as unidades de ensino. Mesmo que o estudante não tenha conexão com as tecnologias, os professores estão preparados para garantir o acesso à educação. “Para nós que trabalhamos nas escolas mais distantes da sede, o desafio é ainda maior. Nem todos os estudantes possuem acesso às tecnologias, mesmo assim, trabalhamos com todas as formas possíveis para que o aluno não seja afetado. Utilizamos computador, celular, uma plataforma para veiculação da aula, o Caderno de Ampliação do Conhecimento e, quando o aluno não possui o celular ou computador, pode ir até a escola para acessar os conteúdos”, ressalta a professora.

“Os técnicos da Semed se esforçaram bastante para criar metodologias diferenciadas que pudessem atender a todos os alunos do Ensino Fundamental. A nossa preocupação é garantir que a comunidade escolar esteja protegida, para que os nossos professores, colaboradores e as famílias tenham assegurado o isolamento social, determinante para impedir a disseminação do vírus”, destaca a secretária municipal de Educação de Socorro, Josevanda Mendonça Franco.

COMPARTILHAR