Início Assistência Social Enxadrista socorrense participa de campeonato brasileiro com apoio da prefeitura

Enxadrista socorrense participa de campeonato brasileiro com apoio da prefeitura

52
0

O prefeito Fábio Henrique entregou na noite de ontem duas passagens aéreas (ida e volta) para o enxadrista socorrense, Max do Carmo, de 20 anos de idade. Ele vai representar o município de Nossa Senhora do Socorro e o Estado de Sergipe no Campeonato Brasileiro de Xadrez, que acontece em Campinas, São Paulo, no período de 21 a 24 de abril deste ano. Além de Max, o enxadrista Jhonas Rodrigues, de 17 anos, que são moradores do conjunto Fernando Collor, em Socorro, também vai participar do Campeonato Brasileiro de Xadrez. Ambos são alunos do Projeto Despertar, da Associação de Moradores do Conjunto Fernando Collor, que conta com mais de 50 crianças e jovens.

“Devo tudo ao projeto, pois foi através dele que aprendi o movimento das peças do Xadrez, evoluí o nível e comecei a participar de campeonatos estaduais e estaduais. E, agora, esse brasileiro. Se não fosse a ajuda do prefeito, eu não teria condições de participar. Só quem depende de patrocínio sabe a importância dessas iniciativas. Para mim, esse é o campeonato mais importante que vou participar, como enxadrista”, declarou Max do Carmo.

Segundo uma das idealizadoras do Projeto Despertar e secretária de Ação Social da Associação de Moradores do conjunto Fernando Collor, Silvia Menezes, a iniciativa teve como principal objetivo tirar os meninos e meninas das ruas, “oferecendo, além de reforço escolar, aulas de música, como  violão e flauta. E, em julho de 2005, introduzimos as aulas de Xadrez. Desde então, os alunos começaram a participar de concursos na categoria escolar”, disse ela, ao ressaltar que muitas crianças do projeto já conseguiram bolsas integrais para estudar em escolas particulares de Socorro e Aracaju, por conta do bom desempenho no Xadrez.

“Hoje temos nove crianças bolsistas”, destacou. A enxadrista, Letícia Aragão, que também e aluna do projeto e moradora do Fernando Collor, foi campeã (1ª colocada) sergipana do Campeonato Sergipano Sub-20 de Xadrez deste ano. Mas, não vai para o campeonato brasileiro porque a mãe não pode viajar. Então, a 2ª colocada, Helene Bondine, estudante de Aracaju, é quem vai em seu lugar. A Federação Sergipana de Xadrez está custando as passagens dos enxadristas Jhonas e Helene, e do técnico Marcelo Menezes. Como Max do Carmo não foi contemplado, a prefeitura de Socorro, não mediu esforços e está ajudando o jogador, doando as passagens.

“Essa não é a primeira vez, segunda, nem terceira vez que eu venho aqui nessa associação. Vem como candidato e na condição de prefeito, para fazer entrega de materiais esportivos para as crianças. O projeto Despertar é extremamente sério, correto, e ajuda a nossa cidade. Enquanto prefeito, trabalho no incentivo ao esporte. Temos atletas de Futsal, e outros esportes como Xadrez e Atletismo, que já receberam passagens e ajuda de custo para participar de campeonatos como a 'São Silvestre'. São muitos exemplos”, declarou Fábio Henrique.

Para o prefeito, Xadrez é um dos jogos mais inteligentes que existe. “Os meninos que estão aqui, estão ocupando seu tempo. Quantos outros meninos e meninas de rua poderiam estar aqui também? Portanto, eu, enquanto prefeito, não poderia escolher outra alternativa, a não ser ajudar e incentivar essas crianças e jovens a participarem de esportes e competições. Que a trajetória desses enxadristas sirva de exemplo para muitos”, concluiu.

COMPARTILHAR