A manhã de domingo, 16, foi de conscientização para os feirantes dos Conjuntos Parque dos Faróis e Jardim. A prefeitura municipal, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, realizou uma ação de alerta diante da prática do trabalho e exploração infantil. Na ocasião, profissionais que integram o Centro de Referência Especializado em Assistência Social – Creas – percorreram as feiras distribuindo panfletos de conscientização.
Essa ação da secretaria municipal de Assistência Social foi executada através da proteção social especial, Creas e Cras, Casa dos Conselhos Municipais e Conselhos Tutelares. Toda essa articulação visa orientar a população, identificar as crianças em situação de trabalho infantil e inseri-las, juntamente com suas famílias em programas sociais, atividades esportivas e culturais.
Além disso, no dia 12 de junho, quarta-feira, foi lembrado o Dia do Enfrentamento ao Trabalho Infantil, o que motivou da ação. Segundo a psicóloga e coordenadora, Laira Rolin, a ação é continua no município. “Esse ano a campanha municipal teve o foco nas feiras livres do município. Hoje, viemos conscientizar a comunidade e observar o trabalho infantil nessas feiras. Essa observação serve para que seja feito um diagnóstico social e, em seguida, solucionar os problemas. Esse é nosso principal objetivo: coibir o trabalho infantil”, explicou.
Os feirantes e frequentadores das feiras dos conjuntos Marcos Freire II e Fernando Collor também foram conscientizados. O feirante José Carlos, aprova a iniciativa. “Acho bom quando tem essas conscientizações. Aqui tem muitas crianças trabalhando de forma exploratória e isso é errado, acredito que lugar de criança é fazendo atividades educacionais”, falou.