O projeto ‘Reciclar: uma gostosa brincadeira’, desenvolvido pelas professoras Maria Cristália de Carvalho e Maria Nancy Rosendo na Escola Municipal Manoel Cunha, foi o campeão da VI Olímpiada Ambiental de Sergipe, evento promovido pelo Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh). A solenidade de premiação aconteceu na manhã desta quarta, 6, no Teatro Tobias Barreto, e foi prestigiada pelo governador Marcelo Déda, estudantes e professores.
Durante o ano de 2011, alunos da Escola Municipal Manoel Cunha foram estimulados a despertar a consciência ambiental a partir da prática da coleta seletiva e eco oficinas que transformaram embalagens descartáveis em brinquedos pedagógicos. Integrantes do projeto Sala Verde, desenvolvido no polo do município pela Universidade Federal de Sergipe (UFS) em parceria com a Prefeitura de Nossa Senhora do Socorro, as professoras Maria Cristália e Maria Nancy agiram como multiplicadoras da necessidade de preservação ambiental e executaram as atividades de reciclagem com mais de 486 alunos socorrenses.
“Foi experiência ímpar e que envolveu toda a escola. Foi bastante gratificante ver cada aluno preocupado com o descarte do pote de iogurte do lanche, trazendo para nós professoras tudo aquilo que poderia ser reciclável. Desenvolvemos um projeto que tornasse lúdica essa preocupação com o meio ambiente. Para isso, tivemos vários momentos de sensibilização e realizamos eco oficinas, nas quais produzimos brinquedos e jogos pedagógicos, além de instrumentos musicais”, disse Maria Cristália.
Já a professora Mara Nancy ressalta a importância da formação de novos multiplicadores das ações de preservação do meio ambiente. “Eles vivenciaram a prática e levaram isso para casa. Foi um aprendizado com muita brincadeira que teve como resultado um comportamento sério de cada um dos envolvidos. Estamos muito felizes com essa premiação, e agradecemos a todos que participaram do projeto e acreditaram nele”, declarou a professora.
Representando o secretário municipal de Educação de Socorro, Wellington Mangueira, a secretária adjunta da pasta, Iara Oliveira, destacou a o engajamento de alunos e professores na realização projeto. “A partir do projeto Sala Verde, estamos conseguindo sensibilizar alunos e professores na busca por preservar o meio ambiente. Hoje, cerca de 10 escolas de Socorro desenvolvem a prática ecológica, levando os nossos alunos a pensar num modelo sustentável de crescimento. Ficamos muito felizes com esse prêmio”, afirmou Iara Oliveira.
“Isso é o reconhecimento da preocupação ambiental de Nossa Senhora do Socorro que, através da prefeitura, firmou convênio com a Universidade Federal de Sergipe, e garante todo o apoio na formação de professores como multiplicadores da prática ambiental através do projeto Sala Verde. Parabéns às professoras pela premiação e à prefeitura por abraçar essa ideia”, disse o professor Manoel Messias, que representou o município durante a solenidade de premiação.
Olímpiada Ambiental
Realizada desde 2007 pela Semarh, a Olímpiada Ambiental de Sergipe é um projeto ambiental de cunho socioeducativo com o objetivo de tornar cada vez mais ascendente o desejo dos envolvidos no processo de aprendizado, conhecimentos, pesquisas e ações humanas que visam a contribuir com a preservação e proteção ambiental.
Ao agradecer a participação de todos, o governador Marcelo Déda frisou a magnitude do competição entre alunos das redes municipal, estadual e particular do Estado. “É preciso que tenhamos a conscientização de que o nosso ambiente está ficando fraco, consequência da exploração dos seus recursos. E uma forma de desenvolver um modelo de crescimento sustentável é justamente a partir da conscientização de crianças e adolescentes que serão os professores e diretores de escolas no amanhã. Daí a importância das olimpíadas, já sensibilizando e despertando nos estudantes essa necessidade de proteção e preservação ambiental”, declarou o governador.
Presenças
Também prestigiaram o evento a diretora e vice-diretora da Escola Municipal Manoel Cunha, Josélia Barbosa da Silva e Lourdes Cristina Evangelista Santos, respectivamente; a coordenadora do projeto Sala Verde em Socorro, Leuzenilda Pereira da Silva; o secretário estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Genival Nunes; o empresário Luciano Barreto; e o presidente da Frente das Águasde Sergipe, jornalista Osmário Santos.