A Prefeitura de Nossa Senhora do Socorro, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), iniciou no dia 6 de setembro o cronograma de visitas das escolas da Rede Municipal ao Museu da Gente Sergipana. A ação faz parte do planejamento de atividades externas promovidas para o desenvolvimento das aprendizagens.
Essas atividades possibilitam aos estudantes a ampliação dos conhecimentos para a pesquisa a partir da história e conservação de objetos, obras e documentos, além de toda a interatividade disponível através das estruturas tecnológicas do Museu da Gente Sergipana.
Até o dia 8 de novembro, as unidades de ensino da Rede Municipal participarão do momento de visitas ao museu. Durante o passeio do conhecimento, os alunos aprendem sobre a cultura sergipana, como os trajes, vocábulos típicos de Sergipe, ecossistemas, culinária, agropecuária, literatura, entre tantos outros temas.
A Diretora da Escola Municipal Abelardo Pereira de Melo, Acácia Maria, destaca que os estudantes ficaram fascinados com tudo o que viram no museu. “Os alunos aqui do Abelardo ficaram encantados com o que presenciaram, muitos não conheciam o Museu da Gente Sergipana. Eles fizeram comparação entre o passado e o presente com a tecnologia 3D disponível. Foi muito interessante a visita”, ressalta.
“Parabéns pela iniciativa em levar nossos filhos a conhecer a cultura sergipana e suas raízes”, enfatiza Dona Andrea, mãe da aluna Anne Sofia. Já para a aluna Ketlyn do 4º ano do Ensino Fundamental, a visita ao Museu foi muito divertida. “Aprendi sobre os animais e que o pirão de Guaiamum faz parte da nossa culinária”, disse.
A Secretária da Escola Municipal Professora Maria São Pedro, Izabel Cristina, que acompanhou os alunos, explica que a alegria era visível nos olhares. “Além de ser divertido, a visita ao museu pode proporcionar o desenvolvimento motor, estimulando o raciocínio e criatividade em grupo e o convívio social”.
A Secretária Municipal de Educação, Josevanda Mendonça Franco (Professora de História e Curadora do Museu da Gente Sergipana), assegura que as atividades extraclasse fazem parte do planejamento pedagógico realizado pela Semed. “Proporcionar aos nossos alunos uma visita rica em conhecimento, para que eles aprendam sobre a nossa cultura e costumes, ressalta o nosso compromisso pela ampliação das aprendizagens. O museu é feito para crianças e quando elas estão nele, o sentido de ser se completa”, conclui.