Cumprindo a Resolução 037/2008, que estabelece normas para autorização e reconhecimento das unidades escolares do Ensino Fundamental do sistema municipal de ensino de Nossa Senhora do Socorro, os técnicos e conselheiros do Conselho Municipal de Educação do município – Comeso – finalizaram, na manhã de hoje, 09 de abril, o calendário de visitas aos estabelecimentos de ensino que estão em processo de renovação da autorização de funcionamento, que acontece a cada quatro anos.
O intuito é a avaliação as instalações físicas, da higiene dos espaços, assim como apontar as necessidades de manutenção, a qualidade do material pedagógico e a estrutura humana de cada instituição de ensino. Após a visita é elaborado um relatório que, posteriormente, é enviado à Secretaria de Educação e anexado à pasta da escola.
Para que o resultado seja o mais real possível, a chegada dos técnicos não é agendada. "Fazemos surpresa justamente para que as escolas não se prepararem. Queremos ter a noção das condições de funcionamento no dia a dia. Assim podemos ter um parecer mais preciso", informou o conselheiro Renilson Souza. "Nosso papel é avaliar as condições de funcionamento e apontar os reparos mais urgentes", acrescenta a conselheira Clara Leite. Para que o trabalho fique completo, o Comeso solicitou ainda a análise também da Defesa Civil, dos Bombeiros e da Vigilância Sanitária.
Balanço
De acordo com a avaliação dos técnicos, de um modo geral, as escolas do município estão bem estruturadas e dentro das normas da Lei. "As que estavam necessitando de reparos, as obras já tiveram início e as que as obras não puderam começar rapidamente, houve a transferência das crianças para locais mais adequados", disse a conselheira Patrícia Protázio.
Para a diretora Marlise dos Santos, da Escola Municipal Izídio Martins, localizada no Povoado Tabocas, essas visitas do Comeso são muito bem-vindas. "Com a ajuda dos conselheiros conseguimos trabalhar melhor e solucionar problemas mais facilmente. É um trabalho conjunto muito importante", afirmou ela.