Início Educação Escolas no Fórum: alunos da rede municipal realizam visita técnica em Fórum...

Escolas no Fórum: alunos da rede municipal realizam visita técnica em Fórum de Socorro

84
0

A Secretaria Municipal de Educação (SEMED), em parceria com o Tribunal de Justiça de Sergipe (TJSE), vem dando continuidade às visitas realizadas ao Fórum Desembargador Pedro Barreto de Andrade, situado no Conjunto Marcos Freire II. A ação faz parte de uma série de políticas de mediação desenvolvida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), visando à resolução de conflitos entre os envolvidos, sem que haja a necessidade processual.

Uma das estratégias adotadas pelo Fórum para cumprir o que foi estabelecido pelo CNJ foi a criação do projeto “Escolas no Fórum”, conforme aponta a idealizadora Heloísa Joana. “O objetivo das ‘Escolas no Fórum’ é proporcionar aos alunos de Socorro um conhecimento sobre o Fórum, saber os serviços que oferecemos e, principalmente, dialogar sobre conflitos e trazer um novo conceito sobre o que é a conciliação e o que é a mediação de conflitos do Poder Judiciário, enquanto métodos alternativos. Não existe apenas a figura do Juiz que decide, mas também a possibilidade das partes dialogarem sobre os conflitos que elas levam ao Poder Judiciário”, explicou.

Durante esta semana, os alunos das Escolas Municipais João Garcez e Honorina Costa puderam conhecer as dependências do Fórum e participar de oficinas e palestras sobre mediação de conflitos escolares e hoje, 24, cerca de 40 alunos da João Paulo II passaram pela mesma experiência. De acordo com a Coordenadora de Programas e Projetos da Semed, Nárya Gorett, a parceria já vem sendo desenvolvida desde o ano passado. “Esse trabalho está sendo oferecido em todas as escolas públicas do município para jovens a partir de 12 anos. Inclusive, em breve, um curso estará disponível para que os professores sejam capacitados para atuar como mediadores nas escolas”, disse.

Para o estudante Ícaro Gabriel, 12 anos, conhecer o Fórum e as suas atividades têm sido de grande relevância para o seu desenvolvimento. “É a primeira vez que entro aqui e hoje aprendi coisas que com certeza irei levar para minha vida, como por exemplo que o Fórum é um parceiro da comunidade”, contou.

Por: Bruna Evelyn

Fotos: Edilson Menezes

Confira mais fotos:

 

COMPARTILHAR