O Estádio Wellington Elias, no complexo desportivo do Sesi, no conjunto Marcos Freire I, em Socorro, terá uma dos mais modernos sistemas de irrigação automatizado do país. Na tarde desta segunda-feira, 24, o prefeito Fábio Henrique aproveitou para verificar as obras, conversar com os técnicos responsáveis pelo serviço, e definir os últimos detalhes da nova iluminação do espaço.
Ao todo, o estádio terá 64 aspersores divididos em quatro setores, distribuídos em valas cavadas nas extremidades do campo. “Trabalhamos para colocar o que há de mais moderno em nosso estádio. Esse serviço vai garantir tranqüilidade aos atletas que irão jogar num campo com gramado tratado, e, conseqüentemente, aos fãs do futebol, que é o esporte mais popular do mundo”, declarou o chefe do executivo municipal.
Sobre a nova iluminação, Fábio Henrique já autorizou a realização da substituição dos refletores velhos por novos. A Energisa deve iniciar os trabalhos ainda esta semana, com a instalação das chamadas lâmpadas compactas ou short de 1.000W e 2.000W. De acordo com o arquiteto e paisagista, George Machado, da Flora Fértil, empresa responsável pela instalação do sistema de irrigação, após o serviço a água chegará ao gramado por aspersores, que lembram jatos giratórios para molhar jardim.
Ele explica que o aspersor fica embaixo da terra para não atrapalhar os jogadores. Quando a água chega aos canos, a pressão empurra a tampa até a superfície. “Esse sistema representa um ganho em consumo de água e energia”, afirmou o arquiteto. Na ocasião, Fábio Henrique ainda conferiu as obras de reforma dos três blocos do complexo desportivo do Sesi. Os prédios, agora abrigam uma guarnição do 5º Batalhão da Polícia Militar, que antes estava sediado no conjunto João Alves, assim como a Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Turismo, e a Associação Desportiva Socorrense, além de salas de aulas.
A visita do prefeito Fábio Henrique também contou com a participação do secretário de Obras, Eliel Felipe; secretário de Esporte, Roberto Wagner; secretário adjunto do Meio Ambiente, Agricultura e Irrigação, Carlos Valério Albuquerque; secretário adjunto da Comunicação, Henrique Matos, além de outros funcionários do município.