Com muita alegria, os alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Escola Municipal Padre Pedro, que está situada temporariamente no prédio da Escola Leonel Brizola, no conjunto João Alves, receberam a visita do prefeito de Nossa Senhora do Socorro, Fábio Henrique, e do secretário de Educação, Wellington Mangueira.
O objetivo da ação é levar estímulo aos estudantes dessa modalidade de ensino, para que não abandonem os estudos. O secretário da Saúde, Saulo Eloy; a coordenadora da EJA, Elisabeth Santana; a diretora do Leonel Brizola, Fabiana Araújo; a diretora da Escola Padre Pedro, Luciana dos Santos, e técnicos da Secretaria Municipal de Educação, também marcaram presença no encontro.
Em sua chegada à escola, o prefeito Fábio Henrique foi surpreendido por uma entrevista realizada na Rádio Escola. Através desse projeto, os educadores das duas escolas transmitem informações, divulgam ações e trocam ideias com os estudantes de forma dinâmica e criativa. Entre os questionamentos feitos ao prefeito estiveram a dificuldade em se administrar uma cidade complexa como Socorro, os planos para a Educação para o fim do atual mandato e a previsão da entrega do prédio para a Escola Padre Pedro.
Muito feliz com a iniciativa das educadoras, o prefeito fez questão de conhecer as instalações da rádio. Ele destacou as principais dificuldades presentes hoje na administração da cidade, como ter uma população grande, de 180 mil habitantes, com uma renda pequena. “A gente acaba administrando três cidades em uma, por isso, estamos sempre buscando recursos dos governos Estadual e Federal”, apontou.
Em relação à Educação na cidade, ele destacou diversas ações desenvolvidas neste setor, como o Programa Mais Educação, com 27 escolas em tempo integral, o pagamento em dia dos professores, a EJA, entre outras. “Dois dos nossos objetivos para até o fim do mandato é zerar o analfabetismo e estar com 100% de nossas escolas em tempo integral. Quero também dizer que já compramos o prédio para a escola Padre Pedro e a previsão é que no ano de 2013 vocês já estejam funcionando em prédio próprio”, destacou.
Após a entrevista, o prefeito se dirigiu ao pátio da escola, onde cumprimentou os estudantes da EJA e os professores. Na oportunidade, ele enfatizou a importância da educação na vida de uma pessoa, exemplificando a garra do aluno da EJA pela senhora Edila Gonçalves dos Santos. “Estou muito emocionado em saber que essa senhora, com 83 anos, não falta um dia de aula. Ela é um exemplo que deve ser seguido. Todos nós temos problemas, mas não podemos deixar a educação de lado, pois educação é o maior bem que temos na vida e é o que vai nos garantir um futuro”, disse Fábio Henrique.
Rádio
A diretora da Escola Municipal Leonel Brizola, Fabiana Araújo, explica que a Rádio Escola é um projeto do Ministério da Educação e da Cultura (MEC), dentro do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE). “Essa foi uma de nossas escolhas dentro do PDE e o projeto está ligada ao Proinfo”, explicou.
A diretora conta que a Rádio Escola entrou em funcionamento no ano de 2012 e está tendo muito sucesso entre os estudantes e professores. “Todos os professores se reuniram e fizeram o projeto da Rádio Escola, com toda a programação semanal. Durante os intervalos dos alunos, passamos músicas, mensagens do dia, entre outras coisas. Cada dia da semana possui um tema específico e aproveitamos a entrada e saída dos alunos, bem como os intervalos, para realizarmos a nossa programação”, disse Fabiana.
Em sua opinião, a rádio veio a somar com os demais projetos pedagógicos da escola. “Entendemos que ela contribui para a educação, não somente informando, como também descontraindo e estimulando os estudantes”, finalizou.