Início Educação Estudantes da Rede Municipal de Ensino promovem a I Vivência Étnico-Racial

Estudantes da Rede Municipal de Ensino promovem a I Vivência Étnico-Racial

331
0

Estudantes de 16 unidades de ensino da Rede Municipal participaram na tarde da última sexta-feira, 06, da I Vivência Étnico-Racial, realizada no Centro Estadual Profissionalizante Neuzice Barreto de Lima, localizado no Conjunto Marcos Freire II.

O evento foi uma iniciativa da Prefeitura Municipal de Nossa Senhora do Socorro, por meio das ações da Secretaria Municipal de Educação (Semed), por intermédio do Serviço de Protagonismo Juvenil.

A I Vivência Étnico-Racial representou a culminância das ações realizadas em alusão ao Dia da Consciência Negra, celebrado no dia 20 de novembro. Nos últimos meses, estudantes, professores, pais, equipes diretivas e funcionários, mobilizaram-se para ressaltar a importância da cultura negra.

“É muito importante promover espaços de discussões e reflexões como este. A partir do respeito e do conhecimento das nossa história podemos contar com uma sociedade mais justa”, salientou o prefeito Padre Inaldo, ao reconhecer que a Educação para as relações Étnico-Raciais é uma realidade nas escolas da Rede Municipal de Nossa Senhora do Socorro.

Lei 11.645/08

Com a realização dessas ações, a Semed cumpre com o que é determinado por Lei, no tocante ao ensino dos temas relacionados à cultura africana. A Lei 11.645/08, torna obrigatório o ensino da história e cultura afro-brasileira e africana em todas as escolas, públicas e particulares, do ensino fundamental até o ensino médio.

Durante a abertura do evento, a secretária Municipal de Educação, professora Josevanda Mendonça Franco, reforçou o compromisso de oferecer aos socorrenses uma educação pública de qualidade. “É para fazer a diferença que estamos aqui. Quero agradecer todos os integrantes do departamento de Gestão Escolar. Agradeço a professora Luciana Santos que coordena essa equipe. Quero fazer um agradecimento especial a Jonathan Hora que mobilizou a juventude de Nossa Senhora do Socorro para que possamos encontrar no caminho do pertencimento uma visão de futuro”, destacou a secretária.

Participação dos estudantes

Os estudantes pesquisaram os aspectos culturais e a influência das religiões de matrizes africanas no Brasil. Além da sociabilização, o aprendizado e o envolvimento com o universo da pesquisa marcaram a atividade. Integrando a programação do evento, os alunos participaram das apresentações culturais e exibiram o documentário produzido por eles. O filme retrata os aspectos históricos do município.

“A I Vivência Étnico-Racial além de representar o encerramento das atividades alusivas ao mês da consciência negra, é a culminância da primeira ação protagonizada pelos estudantes da Rede Municipal. Cada detalhe do evento foi elaborado e discutido pelos alunos. Assim, a Semed prova na prática, seu incentivo ao protagonismo juvenil”, explicou o coordenador do Serviço de Protagonismo Juvenil, Jonathan Hora.

Para a aluna do 7° ano da Escola Municipal Coronel Gentil Daltro, Eduarda Sandrine Santos, participar dessa atividade foi uma oportunidade de ampliar os conhecimentos. “Essa ação possibilitou focar mais nos estudos. Foi uma experiência maravilhosa realizar gravações dos locais da minha cidade”, disse, ao explicar que juntamente com os colegas produziu um vídeo documentário.

De acordo com Larissa Bruna Teixeira, aluna do 9° ano da Escola Municipal José do Prado Santos, a atividade permitiu aprender mais acerca da história de Nossa Senhora do Socorro. “Parabenizo a todos envolvidos nesta iniciativa”, elogiou.

Por: Lívia Lessa

Fotos: Neandes Rafael

COMPARTILHAR