Início Assistência Social Estudantes do Projovem Adolescente visitam unidade do Corpo de Bombeiros

Estudantes do Projovem Adolescente visitam unidade do Corpo de Bombeiros

46
0

Nesta terça, 24, a Secretaria Municipal da Assistência Social e do Trabalho levou os integrantes do Programa Nacional de Inclusão de Jovens (Projovem) Adolescente, das unidades do Jardim e Parque dos Faróis, para visitar as instalações da unidade do Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe, localizada em Nossa Senhora do Socorro.

A visita iniciou com a orientação do tenente Elson, que falou para os alunos sobre a rotina seguida pelos bombeiros. "Nós não atuamos apenas apagando fogo. Fazemos resgate e transporte de pessoas acidentadas; inspeção de prédios; treinamento de cães; além de outras atividades", explicou. Na oportunidade, ele explanou também sobre como agir em situações de emergência, ensinou noções de primeiros socorros e fez um apelo aos jovens de que não passassem trotes. “Peço a vocês que não passem trotes, porque o tempo que perdemos para nos deslocarmos para um local onde nada ocorreu, é o tempo que poderíamos salvar uma vida", ressaltou.

Em seguida, os componentes do Projovem assistiram uma demonstração de adestramento de cães realizada pelo tenente Carvalho. Durante a apresentação, ele deu dicas de como treinar o animal doméstico, explicou como os cães podem ajudar na atuação dos bombeiros e tirou dúvidas dos estudantes. Segundo a coordenadora do Programa em Socorro, Aricelma Mendonça, a iniciativa da primeira-dama e secretária municipal da Assistência Social e do Trabalho, Sílvia Fontes, teve como objetivo fazer com que eles conheçam como funciona o órgão e oferecer uma atividade fora da classe.

"A intenção da secretária Sílvia Fontes foi proporcionar aos nossos alunos do Projovem a possibilidade de conhecer este órgão que funciona no município em que eles residem. Deste modo, puderam conhecer as funções desempenhadas pelos bombeiros e a importância que estes têm para a sociedade. Além disso, tiveram a oportunidade de tomar consciência do quanto passar trotes prejudica o trabalho desses militares", afirmou Aricelma.

A visita agradou os jovens. "Achei que trabalhar como bombeiro fosse mais fácil. Mas, ao conhecer de perto o local, segurar materiais que eles usam diariamente e que são pesados, percebi o quanto é dura essa atividade. Gostei bastante e já sabia que trote não deveria ser passado, e a partir de agora vou transmitir isso para meus amigos e familiares", ressaltou Karina Silva Santos, integrante do Projovem Adolescente do conjunto Jardim.

"Pensei que os bombeiros só procuravam corpos e apagavam incêndios. Mas ao conhecer a unidade, aprendi que eles fazem isso e muito mais. O dia a dia deles é muito difícil e com essa visita aprendi como lidar com as pessoas em situações de perigo, como engasgamento, cortes e desmaio. Achei muito legal", salientou José Max Carvalho dos Santos, do Projovem localizado no Parque dos Faróis.

Para o tenente Eleson, a visita dos estudantes foi interessante. "Achei muito interessante a iniciativa da Prefeitura de Socorro, através da Secretaria Municipal da Assistência Social, em trazer esses jovens para conhecer nossas ações. Seria fundamental que outros órgãos tomassem isso como exemplo, pois só assim evitaríamos tantos trotes e quem sabe teríamos mais jovens querendo ingressar nessa profissão tão bonita e gratificante", declarou.

COMPARTILHAR