O município de Nossa Senhora do Socorro foi contemplado com o projeto social Beija-Flor, desenvolvido pelo Governo do Estado, através da Academia de Polícia Civil de Sergipe (Acadepol). A iniciativa, realizada em parceria com a Prefeitura de Socorro, por meio da Secretaria Municipal de Educação, foi iniciada nesta segunda, l4, no auditório da Acadepol. O projeto é destinado à promoção de cidadania conta com palestras educativas, aulas de informática e artes marciais.
O projeto beneficiará mil alunos da rede municipal de ensino, com idades entre l0 e l7 anos, das escolas Major João Teles (Palestina); João Paulo II (Parque dos Faróis); José Garcez Vieira (Santa Cecília) e Professora Neuzice Barreto (Piabeta).
A solenidade, aberta com a apresentação da coreografia ‘Superação’, encenada por alunas da rede de ensino municipal de Socorro, também contou com o grupo Canarinhos de Aracaju, formada por estudantes do ensino público municipal e estadual coordenados pelo maestro Carlos Magno.
Durante o evento, o prefeito Fábio Henrique ressaltou a importância da parceria com a Acadepol na realização do projeto social. “Quero registrar nosso agradecimento em função da grandiosidade do projeto que, além de proporcionar conhecimento para os estudantes de Socorro, aproxima o cidadão da polícia”, destacou.
O diretor da Academia de Polícia Civil, Abelardo Inácio da Silva, explicou que o projeto Beija-Flor nasceu da necessidade de discutir cidadania com a população, com o objetivo de prevenir a criminalidade e a violência. “A proposta é discutir sobre esses temas com cerca de mil jovens de Socorro”, informou ao acrescentar que a escolha do município deve-se ao fato de ser o segundo em número de moradores e o que mais cresce em aspectos econômicos no Estado.
Já o coordenador das Delegacias da Capital, delegado Flávio Albuquerque, salientou que, através do projeto, a Polícia Civil busca contribuir com ações de educação voltadas para o público infanto-juvenil. “Essa é uma forma de ocupar os jovens no período em que não estão na escola e também contribuir com sua educação para evitar a participação em ações de violência”, frisou.
Contribuição
Para o secretário de Educação de Socorro, Wellington Mangueira, o projeto será um elo de aproximação entre a população estudantil e a polícia. “Essa aproximação deverá desmistificar a instituição Polícia Civil que só chega às comunidades carentes para combater a criminalidade e a violência. Essa proposta de promoção de cidadania com responsabilidade social irá integrar o cidadão e o policial de forma geral”, pontuou.
Projeto Beija-Flor
Em sua segunda edição, o Beija-Flor capacitou 890 jovens da rede estadual de ensino de Aracaju em 2011. Inicialmente, o projeto contou com a parceria da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp). Já nesta edição os recursos para execução do projeto serão custeados pela Polícia Civil de Sergipe.
Presenças
Também participaram da solenidade de abertura do Beija-flor em Socorro os vereadores, Maria Taiçoca, Aldon Oliveira e Jairo Albuquerque. O coordenador da Defesa Civil de Socorro, Givaldo Góis, a secretária-adjunta da Educação, Iara Maria, além de diretores e coordenadores das escolas envolvidas com o projeto.