Início Educação Estudantes socorrenses prestigiam 15° edição do Festival Internacional de Cinema Infantil

Estudantes socorrenses prestigiam 15° edição do Festival Internacional de Cinema Infantil

81
0

FICI chega mais uma vez ao estado para levar cultura e conhecimento a cidadãos de todas as idades

Em sua décima quinta edição, o Festival Internacional de Cinema Infantil (FICI), chega mais uma vez para levar cultura e conhecimento. Em Nossa Senhora do Socorro cerca de 2.200 estudantes da rede municipal de ensino estão participando da iniciativa, através do projeto “A tela na sala de aula”, que está levando mais cultura e conhecimento aos pequenos.

Inserido na semana internacional de cinema infantil o projeto tem como principal objetivo promover uma conexão entre a sala de aula e o cinema e desde o início da semana várias escolas do município estão participando das sessões de cinema e na tarde da última quarta-feira, 08, foi a vez dos alunos das escolas Aberlado Pereira, do Calumbi, Maria Conceição da Cruz Vasconcelos, do Conjunto Jardim e Major João Teles, do povoado Palestina prestigiarem o festival.

De acordo com a coordenadora de eventos da Secretaria Municipal de educação (Semed), Naria Gorete, o projeto tem grande importância no aprendizado das crianças. “Os filmes são educativos e trazem para os espectadores temáticas voltadas ao meio ambiente, cidadania, respeito, solidariedade e muitos outros. Os filmes mostram a realidade que as crianças vivem e é em cima dessa realidade que os professores vão trabalhar em sala de aula”, conta.

“O aprendizado na sala não é suficiente, pois se torna enfadonho e desinteressante para o aluno, então essas parcerias que a prefeitura está fazendo são de fundamental importância para o crescimento do aluno e ajudam muito a ampliar a qualidade do ensino, pois trazem novas perspectivas para os alunos”, complementa Naria.

Para dinamizar a aplicação do que é apresentado na tela do cinema na sala de aula um caderno virtual de atividades foi disponibilizado pela organização do evento para os professores. “Através desse caderno os professores podem acompanhar tudo o que foi visto no cinema e aplicar na sala de aula. Esse caderno é encontrado no link do festival, e os professores podem consultar e fazer o download”, conta a organizadora do evento, Deyse Rocha.

Além dos filmes, outra coisa que chama a atenção do público é a dublagem ao vivo, que auxilia os estudantes com deficiência visual. Ainda de acordo com Deyse, o foco é fazer com que a ida das crianças ao cinema, não seja apenas para lazer, mas também com troca de conteúdo. “Cada filme tem uma mensagem importante a passar, e aí é onde está o diferencial, viajar na magia da sétima arte e trabalhar o conteúdo visto em cada filme”, conta Deyse.

A aluna da Escola Major João Teles, estava bastante ansiosa em participar do festival e falou um pouco sobre a importância de participar de eventos como esses. “É muito bom poder estar aqui, pois posso aprender muito. Quando voltar para escola, a professora vai passar na sala também, ou seja, vamos reforçar e reviver tudo novamente. Gostei muito” contou.

COMPARTILHAR