Início Educação Ex-aluna da rede municipal de ensino de Socorro terá crônica publicada em...

Ex-aluna da rede municipal de ensino de Socorro terá crônica publicada em livro

163
0

Aos 15 anos, uma jovem moradora do Loteamento Guajará, e na época, estudante da rede municipal de ensino de Nossa Senhora do Socorro eleva, mais uma vez, o nome do município a um patamar ainda mais alto. Quem é ela? Osana Silva de Jesus, filha única de Ozanira Santina da Silva, moradora do povoado há 24 anos.

Com a crônica “sofrer”, de sua autoria, Osana participou do IV Concurso Literário da Loja Maçônica Cotinguiba de 2017, de cunho nacional, e dos 949 textos produzidos, teve sua obra escolhida dentre os 210 textos que serão publicados no livro da IV Antologia Literária da Loja Maçônica Cotinguiba. O concurso registrou a participação de 540 jovens escritores, de 98 escolas públicas e particulares, de 54 cidades e 7 estados da federação.

Osana foi estudante da Escola Municipal Coronel Gentil Daltro desde o 4º ano do ensino fundamental e em seu último ano na instituição, em 2017, teve o incentivo dos professores Erisvaldo e Fábio para participar do concurso. “Desde pequena tenho o costume de escrever livros e histórias puxado para o emocional, como se, de fato, eu fosse a personagem, parte integrante da história. O resultado que tive foi fruto de muito trabalho, preparação e auxílio dos meus professores, então foi assim, surgiu a oportunidade, o professor realizou a minha inscrição e de última hora eu fiz a crônica e graças a Deus deu certo”, comemorou a estudante.

“A minha inscrição foi feita no final do ano passado, eu pensei até que já tinha passado e não tinha sido escolhida, mas quando soube do resultado, que foi divulgado a pouco tempo, fiquei surpresa porque não imaginava que iria conseguir, então acabei não tendo muita reação quando soube, mas depois que a ficha caiu fiquei muito feliz”, revelou Osana.

Orgulho. Está foi a palavra dita por Ozanira, mãe de Osana, ao expressar parte dos sentimentos que inundam os familiares e amigos. “Quando soube da notícia fiquei muito feliz e muito mais orgulhosa dela. Osana é uma filha muito carinhosa e bastante estudiosa, não preciso ficar mandando ela fazer a lição de casa, ela faz por livre e espontânea vontade”, disse Ozanira. Visivelmente emocionada, ela ainda afirma que o reconhecimento obtido pela filha é fruto dos esforços não somente de Osana, mas de toda a rede municipal que colaborou com o crescimento da estudante. “Gosto muito do ensino da escola e agradeço de coração aos professores e ao diretor por todo o ensinamento que deram pra minha filha. Ela só saiu porque aqui não tem a série dela”, contou.

Projeto “Os escritores do Gentil”

Para o diretor da escola, Nilson Abílio, a conquista da aluna também é resultado do incentivo realizado pelo projeto da instituição “Os escritores do Gentil”. “Esse projeto é dos professores Fábio e Erisvaldo que trabalham com os alunos na parte de linguagem e redação incentivando os alunos a escreverem textos, esses textos são selecionados pelos próprios professores e os alunos são inscritos em concursos. Foi assim que Osana foi premiada em um concurso do ITPS, onde ela escreveu um texto sobre a matemática, e dessa vez terá sua crônica publicada em um livro”, explicou o diretor.

Apesar de pouco tempo de atividade, o projeto vem obtendo significativos resultados para o município, conforme relata o professor e um dos idealizadores do projeto, Fábio Santos. “Desde 2017 nós estamos desenvolvendo uma série de atividade que tem trazido bons frutos para a nossa escola. Temos várias premiações em concurso, como por exemplo, temos tido ótimos resultados nas olimpíadas de língua portuguesa, ano passado também fomos vencedores no concurso de redação promovido pelo Ministério Público e no concurso de redação do ITPS”, contou.

Solenidade

A cerimônia de lançamento do livro e a entrega dos diplomas e medalhas aos seus autores, professores e familiares será realizada no próximo dia 11, no Teatro da Universidade Tiradentes (UNIT), Campus Centro, em Aracaju.

Por: Bruna Evelyn

Fotos: Edilson Menezes

COMPARTILHAR