Uma exposição de peças artesanais confeccionadas pelos usuários dos quatros Centros de Atenção Psicossocial (Caps) da Prefeitura de Nossa Senhora do Socorro, encerrou a programação alusiva ao Dia Nacional da Luta Antimanicomial. A data é comemorada no dia 18 de maio e, desde a segunda-feira, a Secretaria Municipal da Saúde(SMS) desenvolve atividades enfocando o tema.
Panos de prato, passadeiras, garrafas decoradas com crochê, linha e miçanga; tapetes de retalhos de pano e bordados, bonecas de lã, centros e cadeira feitos de papel jornal, entre outras peças, foram expostas nessa última quinta-feira, 20, e sexta-feira, 22, em um dos corredores do Shopping Prêmio. Os preços dos produtos, que podem ser adquiridos nos Caps, variam de R$ 2 a R$ 50.
Segundo a coordenadora de Saúde Mental da SMS, Elizabeth Lima Sales, o objetivo da exposição é mostrar ao público esse lado pouco conhecido do paciente com transtorno mental. “Eles têm um viés artístico e nas oficinas terapêuticas, transformam o talento deles em arte. E, quando essas peças são vistas pela população e pelos familiares, o paciente se sente importante e capaz”.
Outro lado positivo da ação destacado por Elizabeth é que, após o aprendizado nas oficinas de arte dos Caps, alguns pacientes transformam a atividade em geração de renda para a família.
Público
A agente de Saúde, Sônia Maria Silva dos Santos, foi ao shopping fazer um pagamento e, ao ver a exposição, parou para dar uma olhada no artesanato. “As peças são interessantes e bonitas. São provas que o paciente com transtorno mental tem sabedoria”, declarou a visitante.