Os conjuntos Jardim e Parque dos Faróis também irão sediar o maior São Pedro de Sergipe
Foi pensando em proporcionar momentos de descontração para o máximo de socorrenses possível, resgatando a cultura e a tradição junina do local, que a Prefeitura de Nossa Senhora do Socorro, através da Secretaria Municipal da Cultura (Semcult) estará levando nos próximos dias 16 e 17 de junho, muito forró para os moradores dos conjuntos Jardim, Parque dos Faróis e adjacências.
Esta iniciativa, segundo o prefeito Padre Inaldo, é uma forma de descentralizar as comemorações dos festejos juninos a fim de que todos os socorrenses tenham acesso à cultura nordestina através do maior São Pedro de Sergipe. “O Forró Siri é o maior evento cultural que realizamos em nosso município e por isso fazemos questão de levá-lo para as localidades mais afastadas, como os conjuntos Jardim e Parque dos Faróis. Além disso, esta é uma oportunidade dessas regiões melhorarem sua economia, pois ajuda na renda da população local”, afirmou.
Para o secretário de Cultura, Natan Reis, é preciso valorizar a cultura de Socorro, levando-a para todos os socorrenses e oportunizando espaços para atrações locais. “Temos cinco dias de Forró Siri no município, pois além da abertura e das duas noites no João Alves, contamos também os dias realizados nos conjuntos Jardim e Parque dos Faróis. Nosso objetivo é fazer com que os moradores dessas regiões também se sintam valorizados, por isso é importante disseminar nosso forró, além de levar aos palcos artistas da casa. Além das noites de forró, estamos levando esse mês para essas localidades, a Caravana Junina que, em parceria com a Assistência Social, leva muita diversão para os moradores”, destacou.
Ressaltando a importância da descentralização do Forró Siri para conjuntos mais afastados, o morador do Parque dos Faróis, Davi Marques, relata alguns dos benefícios. “É uma oportunidade muito boa para as pessoas que moram aqui, pois além de terem fácil acesso à festa sem precisar pegar transporte, podem ganhar um dinheiro extra, ao vender diversas coisas durante o forró. Além disso, temos uma tradição muito forte com a cultura local. Várias pessoas trabalham como músicos de forró e em apresentações de quadrilhas, inclusive tenho familiares que sobrevivem disso. É muito importante ter essa noite do Forró Siri aqui no Parque dos Faróis”, disse.
Compartilhando desta informação, Jussilene Andrade, falou sobre as expectativas dela e de seus familiares para os festejos juninos que ocorrem no conjunto Jardim. “Eu acho importante ter as festividades no Jardim, porque já é uma tradição de várias famílias se juntarem para irem aos shows que a Prefeitura proporciona para a comunidade. É um momento de muita alegria e descontração além de ser tranquilo, pois há segurança para quem quer curtir em família, levar seus filhos e dançar muito forró. Eu e meus familiares passamos o ano todo esperando os festejos juninos, porque fica melhor curtir perto de casa”, afirmou.
Além de sediar o Forró Siri 2017, nas noites do dia 16 e 17 de junho, os moradores do Parque dos Faróis e Jardim terão mais facilidade no acesso à nova Arena de Eventos no conjunto João Alves. “Pensamos em algumas alternativas para que os moradores possam ter mais conforto e comodidade ao se deslocarem para as noites de Forró Siri na nova Arena de Eventos. Uma delas é liberar, a partir das 19h, os táxis lotação das duas cores (verde e amarelo) que poderão rodar juntos até o local da festa. Inclusive, os que fazem a linha Parque dos Faróis e Jardim poderão levar e trazer os passageiros até a Arena”, esclareceu o superintendente da SMTT, José Toledo.