Início Cultura Forró Siri 2019: Prefeitura de Socorro inicia cadastro para vendedores ambulantes

As inscrições podem ser feitas até o dia 12 de abril, no Centro Cultural Gilson Prado Barreto

Foram iniciados, oficialmente, os trabalhos externos para garantir a plena realização do Forró Siri 2019, com a abertura nesta segunda-feira, 1º de abril, do cadastramento dos ambulantes que desejam atuar durante o maior São Pedro de Sergipe. A festa é realizada pela Prefeitura de Socorro, através da Secretaria Municipal de Cultura (Semcult), na tradicional Arena Siri, recentemente ampliada pela atual gestão, além dos conjuntos Parque dos Faróis e Jardim, e na sede do município.

Os interessados poderão se inscrever até o dia 12 abril e escolher entre os segmentos: Isopor, towner, drinks, lanches, bares e ponto fixo. De acordo com o secretário de Cultura, Natan Reis, a expectativa é de que o número de inscritos seja superior ao ano passado e por isso, este ano, a quantidade de vagas deve ser ampliada.

“Para nós é um momento de muita alegria, porque temos a chance de conceder a esses ambulantes a oportunidade de obter uma renda extra. Como o Forró Siri é o maior festejo do nosso município, nós preparamos toda uma estrutura para acolher esses ambulantes, desde o momento de inscrição até o dia da venda. Podemos observar que são pessoas que necessitam deste momento e que já trabalham comercializando bebidas e alimentos. Nossa expectativa é que tenhamos um número maior de cadastro, por isso a número de vagas irá depender do quantidade de inscritos”, explicou Natan.

Os vendedores ambulantes esperam por meses a oportunidade de se inscrever, atuar durante a festa e ainda garantir uma boa renda no final do mês, como é o caso da moradora do conjunto Marcos Freire I, Geane Calado. “Eu fico o ano esperando pelo Forró Siri, porque no dia da festa, mesmo com o cansaço da correria, ter o dinheirinho no final do trabalho é muito bom. Sempre trabalhei com isso e foi assim que criei minhas filhas”, declarou a vendedora.

Curso de capacitação

A segunda fase do cadastramento será a realização do curso de capacitação, ofertado a todos os vendedores inscritos, onde eles são orientados a manusear corretamente os alimentos e prestar um bom atendimento ao público. Ao final os participantes recebem um certificado válido em todo o território nacional. “O objetivo deste curso é explicar  como eles devem se proteger e cuidar do alimento. Nos dias da festa nós teremos uma equipe para ajudar nesta orientação. É um curso que vai estar ajudando esses ambulantes que estarão certificados para trabalhar em outros locais, principalmente na época de festejos juninos”, disse a coordenadora da alta e média complexidade, Larissa Fonseca.

Cadastramento

As inscrições devem ser feitas na Centro Cultural Gilson Prado Barreto, localizado à rua Antônio Valadão, sede do município, até o dia 12 de abril, das 08 às 14h. No ato de cadastramento, o interessado deve apresentar cópias do RG, CPF, dois últimos comprovantes de residência, título de eleitor, duas fotos 5X7 e uma foto 3X4.

Por: Bruna Evelyn

Fotos: Edilson Menezes