Início Educação Gestão Democrática: Prefeitura realiza eleição para escolha de novos diretores, coordenadores e...

Gestão Democrática: Prefeitura realiza eleição para escolha de novos diretores, coordenadores e representantes do Conselho Escolar

97
0

Um marco para o município de Nossa Senhora do Socorro foi realizado ao longo da última quinta-feira, 09, onde a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), executou a eleição da gestão democrática em todas as 40 instituições de ensino do município, através da qual serão eleitos diretores, coordenadores e representantes do Conselho Educacional. Participaram do pleito, alunos com idade a partir de 14 anos, funcionários das instituições, pais e a comunidade em geral. A validade do mandato é de dois anos.

O processo eleitoral de gestão democrática segue as normativas imposta pela lei municipal nº 1.243, sancionada em 2017 pelo prefeito Padre Inaldo, e de acordo com a secretária da Semed, Marieta Barbosa, a eleição ficará registrada na história do município, visto que o processo democrático implica no cumprimento de dever e do direito escolar. “Com certeza a gestão democrática, implantada durante o governo do prefeito Padre Inaldo entrará como uma das principais ações realizadas no município. Após meses de planejamento, finalmente as eleições foram realizadas, de acordo com o horário de funcionamento das escolas. Agora daremos segmento ao processo de capacitação dos eleitos”, esclareceu Marieta.

Apesar dos votos já terem sido 100% apurados, o resultado será divulgado oficialmente no próxima sábado, 18, e até o final deste ano os eleitos serão empossados em seus referidos postos. “Após a eleição foram recolhidos os votos, preenchida a ata e posteriormente os votos serão contabilizados e os diretores e coordenadores, escolhidos pelo voto popular, passarão por um curso de 120 horas em uma instituição de ensino superior, onde serão capacitados sobre questões ligadas à gestão administrativa, financeira, recursos humanos, ações pedagógicas e inovação de projetos educacionais. Além de realizar uma prova, em que serão avaliados se estão aptos a exercer a função”, contou Marieta.

O prefeito de Socorro, Padre Inaldo, comemorou mais uma ação realizada pela secretaria e que revolucionará o sistema educacional do município. “A Secretaria de Educação está realizando um grande sonho formado por funcionários e diretoria da Semed, Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado de Sergipe (Sintese), Sindicato dos Servidores Públicos de Nossa Senhora do Socorro (Sindsocorro), União Metropolitana dos Estudantes Secundaristas de Aracaju (Umesa), União Sergipana dos Estudantes Secundaristas (Uses) e Procuradoria Geral Município (PGM). O que nós realizamos é a democracia, onde a própria comunidade vai eleger o quadro administrativo educacional. Essa ação mostra que o poder não está centralizado e que estamos à serviço da comunidade”, comemorou o prefeito.

De acordo com a coordenadora da Gestão Democrática, Luciana dos Santos, duas comissões são responsáveis pelo processo. “Destacamos que todo o processo foi inspecionado pela Comissão Eleitoral Local (CEL), que fiscalizou desde o início até o final da eleição, e a Comissão Permanente de Avaliação de Gestão Escolar (CAGE) que contabilizou os votos. Elas também acompanharão os gestores durante o mandato, e caso não estejam seguindo lei serão substituídos”, contou.  

Votação

Com cerca de 1.200 alunos matriculados na Escola Municipal José do Prado Franco, localizada no Marcos Freire II, a votação teve início às 08h e seguiu até às 20h. De acordo o atual diretor da instituição, Josenaldo Vieira, o processo eleitoral seguiu dentro do esperado. “A votação ocorreu de forma tranquila, dentro da legitimidade e isso é bom para toda a comunidade. Me candidatei, graças a Deus a eleição aqui foi um sucesso, com participação efetiva da comunidade e dos alunos, e a expectativa é de vitória”, revelou o gestor escolar.

Dentre as particularidades do pleito foi a inexistência de concorrentes à disputar a eleição em determinados cargos, como é o caso da Escola Municipal Leonel Brizola, localizada no conjunto João Alves, em que houve apenas a candidatura da atual gestora da instituição, Neide Nascimento. “Apesar de não ter concorrente para disputar a direção, estamos muito contentes, pois mesmo assim os pais vieram votar, confirmando, através do voto, que tem confiado e aprovado o trabalho que estamos desenvolvendo. No segmento de professores ocorreram quatro inscrições, desses, dois serão eleitos, e no quadro de representante de pais foi registrado a inscrição de seis pais, onde também dois deles serão eleitos, e passaremos a discutir, planejar e deliberar os recursos ”, contou a diretora.

Quem aprovou a iniciativa da Prefeitura foi Maria do Carmo, mãe de dois filhos matriculados na Leonel Brizola. “A Prefeitura está de parabéns por permitir que a gente vote e escolha aquilo que acreditamos que seja o melhor para os nossos filhos. Já vim decidida em quem votar. Agora é torcer para que meus candidatos vençam a eleição”, contou.

Na Escola Municipal Gentil Daltro o cenário não foi muito diferente, apenas o atual gestor se candidatou à reeleição. “Como o próprio nome já diz, a eleição é democrática, os candidatos não têm indicação de vereador, secretário ou prefeito, são pessoas eleitas pela própria comunidade. Para você se manter no cargo é necessário que tenha realizado uma boa administração, então o que iremos buscar é realizar um novo planejamento pedagógico e aproximar a família da escola”, disse o diretor.

Candidatou-se como representante do Conselho Escolar da Escola Municipal José Teixeira da Cruz, localizada no povoado Porto Grande, o ex-estudante da instituição, Adelmo Sousa. “Caso seja eleito, nosso foco será totalmente voltado para a melhoria no ambiente escolar, através de um trabalho conjunto entre a direção e os pais, que irão lutar pelos alunos, esse é o pensamento”, contou Adelmo.

Avaliação

De acordo com a coordenadora da Gestão Democrática, Luciana dos Santos, o processo eleitoral superou as expectativas. “Nós estamos muito satisfeitos com a primeira eleição da gestão e isso prova que estamos no caminho certo. A comunidade recebeu o processo de forma muito positiva e o que chamou a atenção foi o sentimento das pessoas ao concretizar o voto, ao exercer a sua cidadania”, comemorou a coordenadora.

A coordenadora também explicou a ausência de concorrentes em algumas instituições. “Esse fenômeno ocorreu principalmente no segmento de diretor escolar, entendemos que isso ocorra devido o receio que alguns tem em tomar para si a responsabilidade de administrar uma instituição”, disse.

Por: Bruna Evelyn

Fotos: Edilson Menezes

Confira mais fotos:

COMPARTILHAR