Diretores escolares, vice-diretores e representantes das Associações de Pais e Mestres – APM – das escolas municipais de Nossa Senhora do Socorro participaram na tarde da terça-feira, 26, da aula inicial do módulo sobre o Programa Dinheiro Direto na Escola – PDDE. O curso faz parte do Programa Formação Pela Escola, que é um programa proposto pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, em parceria com a Secretaria Estadual de Educação e as prefeituras municipais. O encontro ocorreu no laboratório de informática da Escola Estadual Professor Nilson Socorro, no conjunto João Alves.
A professora Geise da Paixão, tutora do programa, explica que o módulo do PDDE tem o objetivo de facilitar a compreensão de transferência de recursos públicos, inserido na política de descentralização do Governo Federal. “Durante a capacitação, tentamos proporcionar ao cursista informações básicas necessárias sobre a operacionalização e a devida prestação de contas, além de fortalecer os princípios democráticos e a gestão participativa da escola pública, promovendo o controle social dos recursos públicos repassados à conta do PDDE”, indica.
Geise destaca que é importante lembrar que o secretário municipal de Educação, Wellington Mangueira, sempre enfatizou a necessidade de os profissionais obterem conhecimento. “Por isso, é uma satisfação poder estar contribuindo para disseminar informações relevantes que ajudarão os gestores escolares a definir onde empregar o recurso recebido e como deverá ser feita a prestação de contas”, enfatiza.
Para Sueli Vasconcelos Araújo Alves, diretora da Escola Municipal Apulcro Mota, no povoado Pai André, a sua participação no treinamento serve para aprimorar o conhecimento e tirar dúvidas em como gerir os recursos. “Há questionamentos entre os gestores em, por exemplo, como controlar custeio e permanente, como dividir esse dinheiro de forma correta”, aponta. Ela diz que sua expectativa em relação ao curso é que venha a ter mais confiança em executar as atividades financeiras.
O professor Erivaldo Lima Santos, diretor da Escola Neuzice Barreto, no povoado Piabeta, acha importante a iniciativa tomada pela Prefeitura de Nossa Senhora do Socorro e a Secretaria Municipal de Educação em fornecer aos gestores públicos o curso do PDDE. “É de grande importância que se busque o conhecimento de ferramentas que facilitem o uso de forma transparente do dinheiro público”, opina Erivaldo.
A diretora da Escola Municipal Rosalvo Queiroz, do Povoado Oiteiros, também concorda com a relevância do curso para os gestores. “Nós, enquanto gestores, temos que ter ciência do que acontece na parte administrativa e pedagógica da escola. Esse módulo do PDDE irá nos auxiliar e nos trazer ferramentas, além de tirar dúvidas de como a gente pode gerir o dinheiro que vem para a escola”, declara. Em sua opinião, já estava em tempo a realização dessa capacitação para as pessoas envolvidas na gestão de escolas para esclarecimentos e orientações em relação à prestação de contas.
Já a gestora da Escola Nossa Senhora de Lourdes, do Mutirão do Conjunto João Alves, diz ser importante a participação de todos os envolvidos. “O módulo do PDDE é uma grande evolução para nós, educadores, e vai trazer muitas melhorias para as escolas. Convidamos todos os envolvidos a participarem desse curso”, fala.
Capacitação
O curso tem a duração de 30 dias e carga horária de 40 horas, sendo 32 horas a distância e oito horas presenciais, distribuídas em dois encontros presenciais de quatro horas cada. A ação faz parte do Programa Formação Pela Escola, na modalidade a distância, nas ações do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – FNDE.
Segundo a tutora, novos cursos estão previstos ainda para este ano. “Em setembro teremos o Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE – e, em novembro, haverá o treinamento para o Programa Nacional de Transporte Escolar – PNATE”, lembra Geise da Paixão.