Início Educação GOVERNO DE SERGIPE REALIZA COLETIVA PARA DIVULGAR OS RESULTADOS DO ÍNDICE DE...

GOVERNO DE SERGIPE REALIZA COLETIVA PARA DIVULGAR OS RESULTADOS DO ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA 

43
0

O Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc), realizou na tarde desta sexta-feira, dia 16, uma coletiva de imprensa para a divulgação dos resultados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), referente à edição de 2021.

 

Participaram da coletiva o Secretário Estadual da Educação, do Esporte e da Cultura, Josué Modesto; a Presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime/Sergipe) e Secretária de Educação de Nossa Senhora do Socorro, Josevanda Mendonça Franco; o Superintendente Executivo da Seduc, Ricardo Santana; e o Secretário Municipal de Educação de Aracaju e Vice-Presidente da Undime, Ricardo Abreu.

 

Na coletiva foi realizada a divulgação dos dados do Ideb em Sergipe, divulgados pelo Ministério da Educação (MEC), de todas as redes (públicas e privadas). Em 2017, o Ideb sergipano nos Anos Iniciais era de 4.9, já em 2021 o número cresceu para 5.2. Com relação aos Anos Finais, em 2017 o número era de 3.9 e avançou em 2021 para 4.8. No Ensino Médio, em 2017 era de 3.7, evoluindo para 4.1 em 2021.

 

Ao divulgar os índices, o Secretário Estadual da Educação, do Esporte e da Cultura, Josué Modesto, enfatizou que é preciso entender que a pandemia afetou a Educação. Além disso, parabenizou os profissionais pelo esforço nesse período, para garantir o desenvolvimento educacional.

 

Segundo os resultados divulgados pelo MEC na manhã desta sexta-feira, dia 16, a Educação da Rede Municipal de Nossa Senhora do Socorro atingiu a nota de 4.7, em relação ao resultado dos Anos Finais. Um avanço, visto que o número projetado pela Secretaria Municipal de Educação (Semed) era de 4.5 (índice).

 

Já em relação ao índice analisado dos Anos Iniciais, o resultado foi de 4.8, com uma projeção de 5.4. Um esforço da Semed em manter o desenvolvimento da Educação, no período da pandemia, onde a defasagem e a irregularidade do fluxo escolar se fizeram presentes, uma vez que os dados apresentados são de 2021.

 

A Presidente da Undime/Sergipe, Josevanda Franco, ressaltou na coletiva que é preciso avaliar os dados sem fazer comparações entre os municípios e redes. “Os resultados apresentados precisam ser comparados no universo das unidades educacionais da própria rede e não entre os municípios. O que nós buscamos não é estabelecer uma competitividade, mas transformar os dados em elementos que subsidiem a construção de novas políticas voltadas para o desenvolvimento da Educação Básica”, destacou.

COMPARTILHAR