O Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc), realizou na tarde desta sexta-feira, dia 16, uma coletiva de imprensa para a divulgação dos resultados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), referente à edição de 2021.
Participaram da coletiva o Secretário Estadual da Educação, do Esporte e da Cultura, Josué Modesto; a Presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime/Sergipe) e Secretária de Educação de Nossa Senhora do Socorro, Josevanda Mendonça Franco; o Superintendente Executivo da Seduc, Ricardo Santana; e o Secretário Municipal de Educação de Aracaju e Vice-Presidente da Undime, Ricardo Abreu.
Na coletiva foi realizada a divulgação dos dados do Ideb em Sergipe, divulgados pelo Ministério da Educação (MEC), de todas as redes (públicas e privadas). Em 2017, o Ideb sergipano nos Anos Iniciais era de 4.9, já em 2021 o número cresceu para 5.2. Com relação aos Anos Finais, em 2017 o número era de 3.9 e avançou em 2021 para 4.8. No Ensino Médio, em 2017 era de 3.7, evoluindo para 4.1 em 2021.
Ao divulgar os índices, o Secretário Estadual da Educação, do Esporte e da Cultura, Josué Modesto, enfatizou que é preciso entender que a pandemia afetou a Educação. Além disso, parabenizou os profissionais pelo esforço nesse período, para garantir o desenvolvimento educacional.
Segundo os resultados divulgados pelo MEC na manhã desta sexta-feira, dia 16, a Educação da Rede Municipal de Nossa Senhora do Socorro atingiu a nota de 4.7, em relação ao resultado dos Anos Finais. Um avanço, visto que o número projetado pela Secretaria Municipal de Educação (Semed) era de 4.5 (índice).
Já em relação ao índice analisado dos Anos Iniciais, o resultado foi de 4.8, com uma projeção de 5.4. Um esforço da Semed em manter o desenvolvimento da Educação, no período da pandemia, onde a defasagem e a irregularidade do fluxo escolar se fizeram presentes, uma vez que os dados apresentados são de 2021.
A Presidente da Undime/Sergipe, Josevanda Franco, ressaltou na coletiva que é preciso avaliar os dados sem fazer comparações entre os municípios e redes. “Os resultados apresentados precisam ser comparados no universo das unidades educacionais da própria rede e não entre os municípios. O que nós buscamos não é estabelecer uma competitividade, mas transformar os dados em elementos que subsidiem a construção de novas políticas voltadas para o desenvolvimento da Educação Básica”, destacou.